CelsoAlvear

Celso Alexandre Souza de Alvear

Conheci o Soltec em 2006, fazendo meu mestrado com o Thiollent, em Engenharia de Produção da COPPE. Muitos de seus orientandos trabalhavam lá, como Felipe Addor, Flávio Chedid, Fernanda Araújo e Vicente Nepomuceno. Fiquei muito instigado pela prática e vivência que todos traziam da extensão e da tentativa de construir outra sociedade a partir de conceitos como Economia Solidária, Autogestão e Tecnologia Social.

Em março de 2007 comecei a atuar lá, frequentando a calorosa e apertada sala F124, ajudando na organização do IV ENEDS. Logo fui me aproximando de alguns projetos, como o de Inclusão Produtiva de Jovens na Cidade de Deus e o da Cozinha Comunitária em Vila Paciência. O primeiro como forma de me aproximar das organizações comunitárias da CDD, que seriam sujeitos da minha dissertação. Em Vila Paciência, tive o prazer de trabalhar com a Sandra Mayrink e Flávio Chedid, tentando implementar um programa de desenvolvimento local.

A partir de 2008, com o fim de minha dissertação, criei o projeto de extensão Portal Comunitário da CDD, que deu origem ao programa TIFS (atualmente chamado Tecnologias da Informação, Democracia e Movimentos Sociais), que coordeno até o momento.

Nesses anos também tive o prazer de colaborar junto com Flávio, Fernanda e Vicente nas disciplinas de Humanidades e Ciências Sociais para as engenharias, além da disciplina Gestão de Projetos Solidários junto com o Sidão. Foi uma experiência inesquecível.

Em 2010, passei no concurso para Analista de Tecnologia da Informação na UFRJ. Em 2012 assumi a coordenação geral do Soltec, no lugar do Sidão. Além disso, assumi a coordenação do livro resultante do projeto Rio Economia Solidária. Em 2013, depois de uma luta de cinco anos, conseguimos criar o NIDES, e assumi a Diretoria de Comunicação. Em 2015, sai da Diretoria de Comunicação para assumir a Coordenação de Extensão do NIDES.

Enfim, apesar de não ter participado desde a criação do Soltec, tive a felicidade de participar ativamente na maior parte de sua existência. Encontrei e ajudei a construir esse lugar raro de gestão coletiva entre alunos, técnicos e professores, que busca reconhecer o saber popular, que atua junto com movimentos sociais, que constrói um conhecimento a serviço da transformação e que tem no protagonismo dos alunos uma fonte de rebeldia e renovação permanente. Espero que continue sempre assim e que eu possa continuar ajudando lá.

.

Ultima alteração em: 22/06/2018