soltec

Encontre-nos

Endereço
Sala ABC112, ligação ABC (fundos do Bloco B), sala 112 (perto do Itaú), Centro de Tecnologia, Cidade Universitária
Rio de Janeiro, RJ

Telefone: +55 (21) 3938-7780

VanessaCarvalho       

Vanessa F. M. de Carvalho

 

Oi, pessoal. Meu nome é Vanessa, sou engenheira de produção, formada pela UFRJ, pós graduada em Gestão do Conhecimento pela COPPE e mestre em Administração pelo IBMEC, mãe coruja de dois meninos lindos e mãe de consideração desse Núcleo especial chamado SOLTEC.

 

Minha atuação no Soltec na verdade começou em 2002, quando eu era bolsista no laboratório SAGE da Coppe/UFRJ, juntamente com o Felipe Sabóia, meu veterano, da turma do Felipe Addor, nós três alunos de graduação do professor Sidney Lianza, e começamos a nos reunir para pensar em algo que mobilizasse alunos e professores na missão de prestar assessoria técnica a projetos sociais e solidários. Inicialmente, o foco era na área de Engenharia e isso foi disruptivo na época, quando alguns professores ainda tinham uma mentalidade de que projeto social era para estudante de Sociologia e não de Engenharia.

 

Outros estudantes de graduação e professores se juntaram a nós nas discussões e, apesar das reprovações iniciais no Colegiado, não desistimos, aperfeiçoamos a nossa proposta e no dia 13 de março de 2003, finalmente foi oficialmente criado o SOLTEC - Núcleo de Solidariedade Técnica da UFRJ. O nome também foi muito pensado, com uma grande discussão conceitual envolvendo os fundadores.

 

Eu estava lá no primeiro projeto, na Comunidade Agrícola de Higienópolis, que nos rendeu um capítulo de um livro produzido pelo Senai na época. Logo em seguida, conseguimos estruturar e aprovar a primeira disciplina de graduação, uma eletiva, de nome "Gestão de Projetos Sociais e Solidários", da qual fui monitora e, a partir dela atraímos estudantes de outras formações, criando um marco no Soltec como um Núcleo Multidisciplinar e não mais só de Engenharia.

 

Apresentando um artigo em um Congresso na UFF, tivemos a feliz coincidência de ter o professor Fernando Amorim, que era da Engenharia Naval da UFRJ, na platéia, e ele nos procurou após a apresentação para contar um pouquinho do trabalho que fazia com os estudantes da Naval em Macaé e nos propôs uma parceria. Começamos a ministrar aulas para os alunos do Ensino Fundamental 2 da Escola Municipal de Pescadores em Macaé. Eu ministrava a disciplina de "Organização do Trabalho". Foi uma experiência incrível. E começamos também a participar das discussões com os pescadores da região em busca de melhorias nas suas condições de trabalho e nas oportunidades de geração de renda.

 

Como a atividade pesqueira vinha perdendo espaço na cidade, em função do crescimento do petróleo e do comércio na região, as famílias que viviam da pesca vinham passando por um período difícil. Na época, tivemos a oportunidade de conhecer mulheres de pescadores que produziam bijuterias lindas com a casca do peixe e descobrimos que a grande maioria do pescado de Macaé era enviado para o Sul do país para beneficiamento para retornar ao estado para venda. Foi quando surgiu no meio de uma série de projetos pensados durante as nossas reuniões, a ideia de se estruturar um projeto para criação de um empreendimento para o beneficiamento de pescado em Macaé. As mulheres dos pescadores se animaram para serem as condutoras do projeto junto com a gente e depois de me tornar uma especialista em preenchimento de editais de financiamento, após recebermos muitos "NÃO", conseguimos ser selecionados pelo Edital da FINEP, que nos deu a chance de irmos em frente com o projeto, no qual elas começaram a produzir não só filés e postas, como também, inovar com produtos como almôndegas de peixe, hambúrguer de peixe, tudo uma delícia.

 

Foi uma época de grande aprendizado e de muita sorte por conhecer e trabalhar com pessoas incríveis, como a Maria Celeste, uma dessas mulheres de pescadores, guerreira, especial, a querida professora e pesquisadora Vera Maciel, com que eu já havia trabalhado no SAGE e tive a nova oportunidade de dividir ideias e trabalhos com ela, meu amigo Flávio Chedid, que me substituiu na Escola, quando eu precisei sair, os gêmeos mais simpáticos e alegres da Engenharia, Vicente e Maurício Nepomuceno, dentre tantas outras pessoas incríveis que se juntaram a mim, ao Felipe Addor e ao Sidney Lianza, meu mentor por toda a graduação, para dar andamento ao sonho que sonhávamos juntos.

 

Tive oportunidade também de participar da criação da nossa primeira disciplina de doutorado, ainda como estudante de graduação, na época chamada de "Empreendimentos Sociais e Solidários". E de estruturar os primeiros ENEDS (Encontro Nacional de Engenharia para o Desenvolvimento Social), que me deu a honra de conhecer pessoalmente, dentre outros pesquisadores especiais, o ser humano e economista espetacular, Paul Singer. Foram muitos congressos, artigos escritos e apresentados, capítulos de livros escritos na época, era um aprendizado acelerado, que precisava ser registrado, compartilhado e discutido, para render novas ideias e alimentar nossa evolução.

 

No final de 2005, com a situação financeira apertada em casa e os salários atrasados, nessa época já estava como contratada da Escola e da Prefeitura de Macaé e atuava nos demais projetos como voluntária, me inscrevi e fui aprovada para o Programa de Trainee das Lojas Americanas, onde atuo até hoje. Apesar de não poder participar tão ativamente das atividades do Soltec nesses últimos anos, estou sempre acompanhando ainda que de longe, o crescimento do Núcleo e me sinto muito feliz de ver o quanto eu ainda carrego de todas as pessoas que dividiram esse sonho e muito trabalho nessa época comigo e o quanto tantos outros alunos, sem nem me conhecer, também carregam de mim. Missão cumprida e orgulho total por ver um Núcleo Sustentável e com a visão tão clara do que se propõe a ser desde o início.

.
 
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.     Website     Currículo     Rede Social

 

Ultima alteração em: 24/04/2018

            100 anos ufrj                                     logo e sic

O conteúdo do site é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0) da Creative Commons.

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ