GustavoCravo

Gustavo Cravo de Azevedo

Cursando Ciências Sociais entre 2004 e 2008, conheci o SOLTEC por meio da disciplina Gestão de Projetos Solidários em 2006.2. Gostei muito da disciplina, dos professores e já estava muito interessado pela Economia Solidária, uma chance de aliar uma formação muito teórica com a prática.

No final de 2007/início de 2008, consegui uma bolsa de extensão para trabalhar no projeto Inserção Produtiva de Jovens na Cidade de Deus. Fui orientado pela Helô e o SOLTEC havia acabado de ser selecionado por meio de edital para gerir esse projeto. Só tenho a agradecer porque foi um aprendizado sem igual. Parte das reuniões de equipe era no Fundão e parte na Cidade de Deus, o que me ensinou logo de cara o sentido de extensão como troca de conhecimentos, não como via de mão única. O contato de perto com os jovens do projeto também foi um grande aprendizado. Era uma realidade muito diferente. Torci muito pelo projeto dar certo enquanto exercia minhas atividades como bolsista. Trabalhar no SOLTEC proporcionou essa mágica. Fiquei super envolvido. Aprendi muito sobre algumas dificuldades práticas entre planejar e fazer a coisa acontecer. E tive o primeiro contato com a burocracia da universidade, que pode dificultar muito ao invés de ajudar.

Ter trabalhado como bolsista no SOLTEC também me inspirou muito sobre meu destino profissional. (Curioso que acho que nunca comentei isso). Sempre foi sonho aliar um emprego público e estável à chance de trabalhar para o desenvolvimento social no país. Quando abriu o concurso para Técnico em Assuntos Educacionais na UFRJ, estudei com muito afinco, pois era a chance. Passei, continuo profissionalmente na UFRJ até hoje, e a universidade viria a me ensinar muitas outras coisas. Sigo estudando, hoje meus temas de interesse são Gestão da Universidade Pública e Ensino de Sociologia/Sociologia no Ensino Médio. Desde 2017, sou aluno de doutorado em Ciências Sociais na PUC-Rio. Como uma das (várias) influências do SOLTEC na minha formação, sigo utilizando a metodologia de Conforto/Desconforto/Lições Aprendidas nas reuniões em que participo em diferentes espaços (mesmo que sem utilizar essas mesmas palavras) e sigo acreditando em um mundo mais justo, fraterno e solidário.

.

Ultima alteração em: 24/04/2018