Warning: strpos() expects parameter 1 to be string, array given in /mnt/unity/nides.ufrj.br/plugins/content/jw_allvideos/jw_allvideos.php on line 473

Warning: explode() expects parameter 2 to be string, array given in /mnt/unity/nides.ufrj.br/plugins/content/jw_allvideos/jw_allvideos.php on line 474

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /mnt/unity/nides.ufrj.br/plugins/content/jw_allvideos/jw_allvideos.php on line 476

Sidney Lianza nasceu em São Paulo no dia 03 de setembro de 1950. Filho de Dona Mila, já falecida, nascida na Romênia, e de Dodô, também falecido, também nascido em São Paulo, filho de siciliano. Reside no Rio de Janeiro desde 1976, onde nasceu sua única filha, Amanda. Em 2015 se tornou avô da Eva.

É professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro na Escola Politécnica, sendo professor do Departamento de Engenharia Industrial e atuando no Núcleo de Solidariedade Técnica - SOLTEC-UFRJ e no Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social do Centro de Tecnologia -NIDES-CT-UFRJ. Graduado em Engenharia Civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1975), mestre em Engenharia de Produção pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutor em Engenharia de Produção pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998).

No desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão focaliza projetos dialogicos abarcando as seguintes áreas: gestão na economia social e solidária, co-gestão de recursos de uso comum, sustentabilidade da cadeia produtiva da pesca; metodologias participativas e de pesquisa-ação e processos de construção de comunidades de aprendizagem particularmente com populações tradicionais na gestão socioambiental.

Currículo Lattes

Entrevista com Sidney Lianza sobre sua trajetória até a criação do Soltec:

Versão provisória (video com acabamento em finalização)

Video feito a partir de uma entrevista para os 15 anos do SOLTEC/NIDES/UFRJ e para uma homenagem surpresa ao professor Sidney Lianza (Sidão), por conta de sua aposentadoria e de toda sua importância para o Soltec nesses 15 anos de vida (exibido em 13/03/2018).

Direção: Jefferson Luciano, Roteiro: Celso Alexandre Alvear, Filmagem: Celso Alexandre Alvear e Jefferson Luciano,

Edição, Efeitos e Finalização: Cassia de Mattos

Realização:

soltec       logo gem letras

Videodepoimentos sobre o Sidney Lianza: