Apresentação

PortalCDDA partir da dissertação de Alvear (2008) foi identificada a necessidade de se desenvolver um Portal Comunitário para auxiliar na integração das organizações sociais de base comunitária da Cidade de Deus (www.cidadededeus.org.br), iniciando-se assim o projeto Tecnologias da Informação para Fins Sociais. Posteriormente, o Fórum Brasileiro de Economia Solidária demandou ao Soltec/UFRJ ajuda no desenvolvimento do Cirandas (www.cirandas.net), a rede social e econômica do movimento social da Economia Solidária.

Ao longo do desenvolvimento desse Portal e do Cirandas, evidenciou-se a importância do desenvolvimento de novas metodologias de engenharia de software e de novos softwares que fossem adequados a essa realidade, gerando a tese de doutorado de Alvear (2014). O conhecimento construído nessa tese deu base para a criação da disciplina Software Livre e Metodologias Participativas no curso de Engenharia Eletrônica e de Computação e no curso Ciência da Computação.

Ultimamente, foram desenvolvidos dois sistemas de informação, o sistema de relatórios para controle social das empresas de ônibus do Rio de Janeiro (http://riob.us/relatorios) e o sistema de cadastro, acompanhamento e relatórios de violações de direitos humanos para a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (CDDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). [Apresentação em PDF sobre esses projetos] Por fim, no ano de 2016 o foco é na realização de oficinas e cursos sobre vigilância e contra-vigilância para movimentos sociais e ativistas: Curso 1 e Curso 2.

 

Fundamentação Teórica

SLMPO projeto trabalha principalmente a partir de uma ótica de um desenvolvimento participativo de tecnologias voltadas para ampliar a participação e a democracia em movimentos sociais e processos de desenvolvimento local. Para isso, trabalha com conceitos como Participatory Design (SCHULER & NAMIOKA, 1993; BJERKNES ET AL, 1987), Pesquisa-Ação (THIOLLENT, 1985), Tecnologias Sociais (DAGNINO, 2004), Software Livre (SILVEIRA, 2004; AGUIAR, 2009; DIBONA, 1999), Métodos Ágeis (HIGHSMITH et al, 2001), Estudos da Ciência, Tecnologia e Sociedade (LATOUR, 1999) e Teoria Crítica da Tecnologia (FEENBERG, 1991). Além disso, na busca pela construção de tecnologias que fortaleçam processos participativos, horizontais, cooperativos, solidários e anti-capitalistas, trabalha com conceitos de Participação (BORDENAVE, 1994), Cooperação (TUOMELA, 2000), Consenso (MOSCOVICI & DOISE, 1991), Gestão Participativa (FARIA, 2009) e Democracia (Representativa, Participativa, Direta e Virtual) (SANTOS, 2005), para isso utiliza também da dialogicidade (FREIRE, 1987).

 

Objetivos

CDDHCObjetivo geral: Desenvolver ferramentas e capacitação em Tecnologias da Informação que possam contribuir na melhoria ou ampliação dos trabalhos realizados por movimentos sociais e/ou organizações sociais e solidárias em favelas e comunidades pobres no Rio de Janeiro.

Objetivos específicos:
- Desenvolver sites e sistemas que permitam melhorar/ampliar a atuação de movimentos sociais, organizações sociais e órgãos públicos que tenham atuação junto a movimentos sociais;
- Capacitar essas organizações para que tenham mais facilidade no uso de novas tecnologias;
- Dar suporte a outros projetos do núcleo Soltec no desenvolvimento de ferramentas de Tecnologia da Informação que possam contribuir em melhorias sociais;
- Capacitar alunos da UFRJ em metodologias de levantamento de requisitos de projetos de engenharia que sejam participativos (pesquisa-ação/design participativo);

 
 

Publicações

SANTOS, M. T. ; BARBOSA, A. N. ; ALVEAR, C. A. S. . O projeto de extensão Portal Comunitário da Cidade de Deus: Um balanço de seus cinco anos. In: Felipe Addor. (Org.). Extensão e políticas públicas: o agir integrado para o desenvolvimento social. 1ed.Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015, v. , p. 311-328.

CARVALHO, L. L. ; SILVA, F. R. H. ; FERREIRA, R. S. ; BRAGA, P. ; TYGEL, A. ; ALVEAR, C. A. S. ; PRIMO, R. . Software Livre e Metodologias Participativas - ensino e extensão em uma disciplina da Engenharia. In: XII Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social - ENEDS, 2015, Salvador, BA. Anais do XII ENEDS. Salvador: UFBA, 2015.

riobusALVEAR, C. A. DE S. Tecnologia e participação: sistemas de informação e a construção de propostas coletivas para movimentos sociais e processos de desenvolvimento local. Tese de doutorado. Rio de Janeiro: Programa de Engenharia de Produção / COPPE / Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.

ALVEAR, C. A. S. ; THIOLLENT, M. . Participatory Development of Technologies as a Way to Increase Community Participation: the Cidade de Deus Web Portal Case. Journal of Community Informatics, v. 7, p. 1-19, 2011.

TYGEL, A. ; ALVEAR, C. A. S. . The development of an information system for the Solidarity Economy movement. Journal of Community Informatics, v. 7, p. 1-12, 2011.

ALVEAR, C. A. S. A formação de redes pelas organizações sociais de base comunitária para o desenvolvimento local: um estudo de caso da Cidade de Deus. Dissertação de Mestrado no Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, 2008.

Ver mais...

 

Prêmios

2013 - Trabalho premiado em 1o lugar na área temática Tecnologia e Produção no Congresso de Extensão da UFRJ - A experiencia do Drupal como ferramenta de construção de um Portal Comunitário., Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2012 - Menção Honrosa no Congresso de Extensão - Cidade de Deus 2.0 - Área temática: Tecnologia e Produção, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2010 - Menção Honrosa no Congresso de Extensão - Desenvolvimento de Portais Comunitários: a Experiência na Cidade de Deus - Área: Tecnologia e Produção, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
 

Equipe

PedroBraga     

Pedro Braga (coordenação)

Formado em Ciência da Computação pela UFRJ, atualmente faz mestrado em História da Ciência, das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ).

     
CelsoAlvear  

Celso Alexandre Souza de Alvear (coordenação)

Formado em Engenharia Eletrônica e de Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Mestre (2008) e Doutor (2014) em Engenharia de Produção pelo do Programa de Engenharia de Produção (PEP) da COPPE/UFRJ (2008). É Analista de Tecnologia da Informação da UFRJ e atualmente está como Coordenador de Extensão do NIDES/CT/UFRJ.

 
     
MarianaRio  

Mariana Rio (colaboradora)

Formada em Ciências Sociais no IFCS/UFRJ, atualmente é professora de Sociologia na rede estadual.

     
ArthurGuilherme  

Arthur Guilherme (bolsista) 

Graduando em Engenharia de Controle e Automação.

     
ArthurCastro  

Arthur Castro (bolsista) 

Graduando em Engenharia Mecânica e Diretor de Assistência Estudantil do CAEng .

            100 anos ufrj                                     logo e sic

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ