soltec

Encontre-nos

Endereço
Sala ABC112, ligação ABC (fundos do Bloco B), sala 112 (perto do Itaú), Centro de Tecnologia, Cidade Universitária
Rio de Janeiro, RJ

Telefone: +55 (21) 3938-7780

Ciclo2020 9REPOS

 

Podem as tecnologias ser racistas, sexistas, discriminar ou distribuir poder? Ou ainda, poderiam servir de ferramenta de superação destas desigualdades?

 

Estas são algumas das perguntas que movem os trabalhos de Tarcízio Silva, doutorando em Ciências Humanas e Sociais (UFABC) e organizador do recém-lançado livro “Comunidades, Algoritmos e Ativismos: olhares afrodiaspóricos”, e Silvana Bahia, mestre em Cultura e Territorialidades (UFF) e fundadora da Preta Lab, iniciativa para promover a inserção e a visibilidade de mulheres negras e indígenas nas tecnologias. A mediação será feita por Bruna Mendes, integrante da REPOS e professora da UFABC.

 

Os três participarão da mesa virtual “Tecnologia, Raça e Gênero”, atividade realizada em conjunto pelo Núcleo de Solidariedade Técnica (Soltec/UFRJ) e pela Rede de Engenharia Popular Oswaldo Sevá (REPOS), no dia 25/05 (segunda-feira), às 15h, com transmissão pelo canal do Youtube do Soltec (youtube.com/soltecufrj).

 

 

Ciclo2020 9REPOS SilCiclo2020 9REPOS Tarcizio 
Ciclo2020 9REPOS Bruna

Ciclo2020 8

Com o tema “Tecnologia e Educação: reflexões em tempos de pandemia", o projeto Democracia Participativa e Políticas Públicas, do Soltec/Nides/UFRJ, convida para a próxima atividade do ciclo de palestras do Soltec.

 

Alimentarão o debate: Eleonora Ziller, professora da Faculdade de Letras e Presidentes da ADUFRJ; Natália Borges, Coordenadora Geral do Diretório Central dos Estudantes da UFRJ; e Luana Bonone, Diretora da Associação de Pós-graduandos da UFRJ.

 

Vamos conversar sobre os impactos do atual momento na educação brasileira e quais as perspectivas pós-pandemia, refletindo como a tecnologia pode contribuir para novas práticas educativas, ao mesmo tempo em que pode acentuar as desigualdades sociais, culturais e econômicas em nosso país.

 

O encontro será no dia 18/05, segunda-feira, às 15:00 horas, com transmissão ao vivo pelo Canal do Soltec no YouTube (http://www.youtube.com/soltec).

 

 

 

Ciclo2020 8aCiclo2020 8b

Ciclo2020 8c

 

 

Ciclo2020 6

 

Com o tema "O impacto do covid19 nas favelas e periferias", o Projeto “Pré Vestibular Popular Educação para o Desenvolvimento Social” convida para a próxima atividade do ciclo de palestras do Soltec, as militantes de direitos humanos Buba Aguiar e Marcelle Decothé e Leonídio Santos, da cooperação social da Fiocruz.

 

 

Vamos conversar sobre os efeitos da pandemia e estratégias locais nos territórios de favela e periferia da região metropolitana do Rio de Janeiro.

 

 

O encontro será no dia 04/05 (segunda-feira), as 15h, com transmissão ao vivo pelo canal do Soltec no Youtube (http://www.youtube.com/soltecufrj). O link direto para a transmissão é: https://youtu.be/kg7-LGJT2oo

 

 

Coloque na agenda as atividades das próximas semanas:

- 11 de maio as 15h: Pesca Artesanal, Vulnerabilidade Social e Políticas Públicas. Com Marcelo Aranda (GEASUR), Geraldo Thimoteo (Projeto Pescarte), Naete Reis (Doutorando da UENF). Organizada pelo projeto Pesquisa-Ação na Cadeia Produtiva da Pesca Artesanal (PAPESCA).

- 18 de maio as 15h: Tecnologia e Educação. Nomes a confirmar. Promovida pelo Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES - www.nides.ufrj.br).

- 25 de maio as 15h: Tecnologia, Raça e Gênero. Com Tarcizio Silva (PCHS-UFABC), Silvana Bahia (PretaLab) e Bruna Mendes (REPOS). Promovida pela Rede de Engenharia Popular Oswaldo Sevá (REPOS - www.repos.net.br).

 

Ciclo2020 7PAPESCA

Com o tema “Pesca artesanal, vulnerabilidade social e políticas públicas”, O Programa de Extensão Pesquisa Ação na Cadeia Produtiva da Pesca Artesanal – PAPESCA, convida para a próxima atividade do ciclo de palestras do Soltec, os pesquisadores de políticas sociais, Geraldo Timóteo e Naetê Reis, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e Marcelo Aranda do Grupo de Educação Ambiental desde el Sur (GEASur) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e militante do Movimento Baía Viva.

 

Vamos conversar sobre a invisibilidade, vulnerabilidade social e insegurança alimentar nutricional desses trabalhadores extrativistas que ressentem da ausência de políticas públicas perenes que garantam sua produção e reprodução social, sua cultura e seus saberes tradicionais frente ao modelo de desenvolvimento em curso no Brasil baseado no extrativismo mineral, notadamente da indústria gás-petrolífera que, em larga medida, expõe este grupo social aos conflitos ambientais e às assimetrias políticas. econômicas e sociais.


O encontro será no dia 11/05 (segunda-feira) às 15:00 horas, com transmissão ao vivo pelo Canal do Solltec no YouTube (http://www.youtube.com/soltec).

 

 

 

Ciclo2020 7PAPESCA ACiclo2020 7PAPESCA BCiclo2020 7PAPESCA C

Ciclo2020 5

 

Com o tema "Economia Solidária e Empreendedorismo: práticas e projetos em debate", o Projeto PIBIC "Engenharia Engajada: análise da construção de um campo” convida para a próxima atividade do ciclo de palestras do Soltec, Livia de Tommasi, da UFABC e Luciana Lago do NIDES/UFRJ.

 

Serão apresentados os diferentes projetos de mundo da ecosol e do empreendedorismo a partir das práticas concretas.

 

O encontro será no dia 28/04 (terça-feira), as 14h, com transmissão ao vivo pelo canal do Soltec no Youtube.

 

Link do canal do SOLTEC: http://www.youtube.com/soltecufrj.

 

 

 

 

Próximas palestras (a partir de maio será as segunda-feiras, as 15:00):

 

- 4/5 - 15:00 - O impacto do covid19 nas favelas e periferias - Promovido pelo projeto Pré-Vestibular Popular (PVP/NIDES)

 

- 11/5 - 15:00 - Comunidades Tradicionais, economia e pandemia - Promovido pelo projeto PAPESCA

 

 

 

            100 anos ufrj                                     logo e sic

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ