Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

soltec

Encontre-nos

Endereço
Sala ABC112, ligação ABC (fundos do Bloco B), sala 112 (perto do Itaú), Centro de Tecnologia, Cidade Universitária
Rio de Janeiro, RJ

Telefone: +55 (21) 3938-7780

Foto 1: Curso de Gestão e Cooperação Agroecológica em 2016.Apresentação

 

O projeto Campo-Cidade: fortalecendo coletivos de trabalho da reforma agrária (CaCi), iniciado em 2014, desenvolve ações em diálogo com os agricultores familiares residentes em assentamentos da Reforma Agrária, organizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-RJ), tendo como objetivo assessorar a gestão e produção de coletivos de assentamentos do estado, além de elaborar ferramentas de apoio à gestão financeira e organizacional dos espaços de comercialização dos produtos da reforma agrária. Em sua atuação, o projeto conta com alunos de diferentes cursos de graduação, além de professores e estudantes de pós-graduação, cenário que proporciona a interdisciplinaridade e fortalece a interação dos estudantes com outras áreas do conhecimento.

 

 

Fundamentação Teórica

sitesoltec2

 

O Caci desenvolve práticas de ensino, pesquisa e extensão que utilizam métodos participativos baseados nos princípios metodológicos emanados pelos conceitos de Tecnologia Social (Dagnino, 2004) e da Pesquisa-Ação (Thiollent, 1986). Ambas as visões propõem uma posição de co-participação dos sujeitos-interlocutores na práxis, em que os saberes, seja o popular ou o acadêmico, se encontram na construção de soluções que irão transformar a realidade social. Nesse sentido, nossa atuação propõe, portanto, uma relação dialógica e democrática entre os atores para a construção de mecanismos eficientes e solidários.


 

 

 

Percurso de ações

sitesoltec3Curso de Gestão de Cooperativa da Agricultura Familiar (2015)

Em 2015, foi realizado um curso de extensão registrado na UFRJ voltado para uma cooperativa de agricultores do assentamento Terra Prometida (Duque de Caxias), direcionado para o planejamento, controle e organização da produção.

Curso de Gestão e Cooperação Agroecológica (2016 e 2017)

O curso de extensão que sucedeu o anterior aconteceu nos anos de 2016 e 2017 e era focado na gestão de cooperativas na agricultura familiar, sendo utilizada a metodologia da Pedagogia da Alternância, de Paulo Freire. Este curso possuía um caráter estadual e atendeu mais de 30 agricultores de diversos assentamentos.

Assessoria ao Espaço de Comercialização Terra Crioula (2018 e 2019)

Em 2018, o projeto passa a assessorar o Espaço de Comercialização Terra Crioula na Lapa (RJ) com o objetivo de apoiar a comercialização dos produtos oriundos da reforma agrária popular do estado do Rio de Janeiro. Dessa ação, nasceu a parceria com outro projeto do SOLTEC, o TIC-DEMOS, que tinha como o objetivo a elaboração de um sistema online junto aos trabalhadores do espaço para otimização dos processos de comercialização (site do Terra Crioula). Em 2019, o CaCi desenvolveu uma pesquisa de mercado com a finalidade de compreender o cenário da comercialização de produtos orgânicos e agroecológicos oriundos da agricultura familiar no Rio de Janeiro contribuindo assim, para o reconhecimento do mercado e da viabilidade do empreendimento. Clique aqui para baixar o relatório.

Foto 3: Integrantes do CaCi reunidos com militantes do Espaço de Comercialização Terra Crioula pensando em soluções para as demandas apresentadas.

Projeto Apoio aos Assentamentos da Reforma Agrária no estado do Rio de Janeiro (2020 e 2021)

Esta ação é considerada como a outra frente de atuação do CaCi. Iniciada em 2020, seu objetivo é compreender as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores do campo nas atividades cooperadas, visando estruturar e potencializar os coletivos de produção nos assentamentos e avançar ainda mais com a formação dos agricultores e das agricultoras. Essa frente se desenvolve por meio de uma parceria entre o Soltec, o MST/RJ, o Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias Sociais (LITS/Campus UFRJ Macaé) e o Departamento de Engenharia de Produção da UNIRIO e conta com a atuação de professores e mestrandos da universidade e trabalhadores rurais. Para saber mais clique aqui.

Assessoria ao Armazém do Campo (2021)

Em 2021, o projeto CaCi pretende assessorar o Armazém do Campo, espaço de comercialização dos produtos da Reforma Agrária Popular, em um processo similar ao realizado nos anos anteriores com o Terra Crioula. Em função do cenário de pandemia do COVID-19 e, consequentemente, do distanciamento social, o projeto pretende atuar de forma remota e/ou semi-presencial até que as atividades possam voltar a ocorrer de forma segura.

 

Publicações e participações em eventos

Foto 4: Roda de conversa organizada pelos projetos CaCi e TecSARA na JURA de 2018.

✓ EVEDS, 2020

SOARES, Carolina; MATTA, Jaqueline da; ALMEIDA, Layssa M. de; GELIO, Marcella M. P. O papel da formação para a atuação extensionista. In: Troca de experiências, Encontro Virtual de Engenharia e Desenvolvimento Social - 2020. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2020.

✓ VII Encontro Internacional: “A Economia das Trabalhadoras e dos Trabalhadores”, 2019

ADDOR, Felipe et al. CaCi: Uma articulação entre a universidade e o movimento social campesino. Anais do VII Encontro Internacional “A Economia das Trabalhadoras e dos Trabalhadores”. 25 a 29 de setembro de 2019. Guararema: SP, 2019.

✓ 1º Encontro Latino-Americano de Engenharia e Sociedade, 2019

ADDOR, Felipe et al. A atuação extensionista do SOLTEC/UFRJ junto aos movimentos sociais do campo. In: 1º Encontro Latino-Americano de Engenharia e Sociedade - São Paulo, 2019.

✓ SIAC, 2019

CARVALHO C. S; ADDOR, F; ALMEIDA, L. R. M; LINDOSO, A. A; SOUZA, B. G.
A atuação extensionista na articulação campo-cidade. In: 10a Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2019, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos - Centro de Tecnologia - 10a Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2019. v. 1. p. 1-232.

✓  PROCOAS 2019
GELLIO, M. P. M. ; ALMEIDA, L. R. M. ; LYRA, R. M. ; ADDOR,. Uma experiência de aproximação da universidade com movimentos sociais do campo e seus empreendimentos econômicos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

✓  Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA), 2018 e 2019

A JURA é um evento promovido entre universidades públicas e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Através de diversas atividades como rodas de conversas, cine-debate, exposições e visitas em acampamentos e assentamentos visa trazer as pautas sobre a vivência do trabalhador do campo, agroecologia, a luta pela Reforma Agrária Popular, entre outros, para dentro do ambiente acadêmico. Nos anos de 2018 e 2019 o CaCi, juntamente com o projeto TecSARA, construiu a JURA no Centro de Tecnologia da UFRJ.

✓ SIAC, 2018

GELIO, M. M. P. ; ADDOR, F; ALMEIDA, L. R. M. CACI E TECSARA: Articulações entre campo e cidade por meio da extensão universitária. In: 9a Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2018, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos - Centro de Tecnologia - 9a Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2018. v. 1. p. 1-210.

 

            100 anos ufrj                                     logo e sic

O conteúdo do site é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0) da Creative Commons.

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ