Instagram logo 2016.svg       YouTube Logo 2017.svg       f logo RGB Hex Blue 114

Pesquisar

NIDES - Encontre-nos

Endereço

Sala I101A (Bloco I, nos fundos do Bloco C), Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ

Telefone

TEL: +55 21 3938-7453

 intro
 
Do dia 25 ao dia 28 de outubro, aconteceu mais uma edição virtual do Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social.
O EVEDS 2021, apesar de promover um encontro remoto, conseguiu incorporar nas atividades os ares de Cariri, localizando de alguma forma, os debates que pelo segundo, não encontraram fronteiras físicas.
O NIDES, grande parceiro, apoiador e organizador do evento, participou das rodas e das oficinas em três dos quatro dias de evento:
 
No dia 25, nas oficinas: "Sistema de alimentação e abastecimento popular (SAAP): Pensando e construindo novos sistemas contra hegemônicos, anticapitalistas e populares", com o mestrando do PPGTDS AliJosé Alvarez Suarez;
"Encruzilhadas Cartográficas", com a mestrandaElena Veríssimo, que também faz parte do SOLTEC, onde atua no projeto de pesquisa sobre Engenharias Engajadas e do URBELatam, assim como a Alessandra Figueiredo, projeto responsável por mapear, junto à comunidade, o Morro do Preventório em Niterói, no Rio de Janeiro.
Ainda no dia 25, aconteceu a oficina "Sistematização de experiências de Engenharia Popular", com a participação daFernanda Araújo, professora do NIDES, que faz parte do Grupo de Pesquisa em Empresas Recuperadas pelos Trabalhadores (GPERT) e da Rede de Engenharia Popular Oswaldo Sevá (REPOS) e atua como pesquisadora-extensionista no SOLTEC/UFRJ desde 2006, hoje compondo a coordenação geral do núcleo. 
 
No dia 26, houve a participação do Núcleo, na oficina "Construção de sistemas de cestas agroecológicas", comas extensionistas do TICDeMOS, Larissa Bral,
Victoria Almeida, Karen Pacheco e Thais Machado; ena oficina "Engenharia e Educação Popular em uma perspectiva de Paulo Freire" com a mestrandaValeska Silva, integrante do LITS UFRJ-Macaé.


No último dia do evento, dia 28/10, marcamos presença na roda de conversa "Tecnologia Social em meio a maior crise sanitária do sec.XXI",com a mestranda Cristina Marchiori, membro da REPOS e coordenadora do TIC-DeMOS, assim como com o Felipe Addor, professor adjunto e diretor do NIDES, pesquisador-extensionista do Núcleo de Solidariedade Técnica, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para Desenvolvimento Social e membro da REPOS.

 

2345

 

678

 

910

            100 anos ufrj                                     logo e sic

O conteúdo do site é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0) da Creative Commons.

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ