Instagram logo 2016.svg       YouTube Logo 2017.svg       f logo RGB Hex Blue 114

NIDES - Encontre-nos

Sala I101A (Bloco I, nos fundos do Bloco C), Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ

TEL: +55 21 3938-7453

Graduacao2020 2O Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, oferecerá as seguintes disciplinas para o período 2020.2 na graduação:

- NID101 - Tecnologia Social – turma: 14745 – professor Carlos Pereira – encontros: terça-feira, 10h às 12h;

- NID101 - Tecnologia Social – turma: 14746 – professor Gustavo Machado e Fernanda Araújo – encontros: terça-feira, 10h às 12h;

- NID102 – Gestão Participativa – turma 14772 – professores Felipe Addor e Gustavo Machado – encontros: quarta-feira, 10h às 12h;

- NID102 – Gestão Participativa – turma 14775 – professor Carlos Pereira – encontros: quinta-feira, 10h às 12h;

- NID103 - Trabalho e Formação Politécnica - turma 14767 – professores Fernanda Araújo e Gustavo Machado – encontros, segunda-feira, 15h às 18h.

Em alguns cursos das engenharias, além da gestão pública e defesa, essas disciplinas estão no currículo como optativas. Para outros cursos, os estudantes podem cursar em seus créditos livres.

NID101 - Tecnologia Social

O curso busca promover uma reflexão sobre a relação entre o desenvolvimento tecnológico e a sociedade, abordando de que forma as tecnologias podem servir aos propósitos de desenvolvimento social. Abordará, ainda, formas de avaliação dos impactos sociais das tecnologias. TÓPICOS DO CURSO: 1 – Tecnologia e desenvolvimento tecnológico: Reflexão histórica sobre o desenvolvimento tecnológico. O papel da universidade. Teoria Crítica da tecnologia. Não neutralidade da tecnologia. Tipologia de tecnologias. 2 - Tecnologia Social: Conceito de Tecnologia Social. Experiências de Tecnologia Social e estudos de caso (políticas públicas, economia solidária e iniciativas comunitárias). 3 – Avaliação de Tecnologias: Avaliação do impacto social de tecnologias.

NID102 – Gestão Participativa

O objetivo da disciplina é promover um debate sobre a questão da participação em diferentes ambientes, trazendo conceitos, reflexões e experiências que auxiliem uma ampliação da compreensão sobre gestão participativa. Embora pretende trazer uma reflexão aberta e ampliada, a disciplina enfoca o debate sobre participação em três esferas: governamental, analisando a relação entre Estado e Sociedade e os espaços de participação política; no território, trazendo o debate sobre as formas de gestão de recursos naturais; em empreendimentos produtivos, refletindo as práticas de produção cooperativa e todo o movimento que promove essas experiências. Para cada eixo, temos alguns conceitos-chave: (1) Participação e gestão pública: Democracia Participativa; Democracia na América Latina. (2) Recursos de uso comum; Sistemas sócio ecológicos; Gestão compartilhada de sistemas sócio ecológicos; (3) Economia solidária e social; Autogestão; Políticas Públicas; Empreendimentos sociais e Solidários; Redes; Empresas Recuperadas por Trabalhadores.

NID103 – Trabalho e Formação Politécnica

A disciplina “Trabalho e Formação Politécnica” busca explorar a articulação entre a formação de técnicos e tecnólogos, a formação acadêmica dos professores desses segmentos educacionais e a realidade material da sociedade, vista em perspectiva histórica, com sua organização dos espaços político-econômicos do trabalho. A busca e a afirmação do nexo entre, por um lado, a realidade local, a regional e a global e, por outro, as políticas públicas que norteiam a formação do cidadão - profissional no cenário tecnológico, constituem o campo da busca científica pretendida. Almeja-se produzir conceitos inovadores, com uso de tecnologias apropriadas, para uma ação emancipatória da sociedade para seu desenvolvimento.

Mais informações em: http://nides.ufrj.br/index.php/graduacao