Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Pesquisar

Email Institucional

Email institucional

NIDES - Encontre-nos

Endereço

Sala ABC112 - Mezanino, ligação ABC (fundos do Bloco B), sala 112, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ

Telefone

TEL: +55 21 3938-7453

Por Equipe Coordenadora PVP
 
victoria acari uspA estudante Victoria Crystina Freitas da Silva, 19 anos, da primeira turma (em 2018) do projeto de extensão Pré Vestibular Popular Educação para o Desenvolvimento Social, promovido pelo NIDES, foi aprovada para o curso de Letras na USP. Além disso, ficou em primeiro lugar na ampla concorrência para o curso Letras - Português/Espanhol na UERJ. Ela é moradora de Acari e estudou no polo localizado nesse território. Após a maravilhosa notícia de sua aprovação, pedimos a ela que respondesse o que achou do projeto e como estava se sentindo. Victoria optou pela USP e encontra-se matriculada na instituição. Compartilhamos abaixo seu emocionante relato.
 
Sobre o que eu achei do pré-vestibular: Olha, pra mim teve prós e contras, mas foi muito bom ter praticamente à minha disposição professores tão bons e solícitos, sempre dispostos a ajudar com o que fosse preciso, isso foi essencial principalmente para redação, ter alguém que desse um feedback bem pessoal e não um geral de uma turma, como vemos sempre em cursinhos. Além disso, o ambiente, de estar com pessoas que passam pelas mesmas situações que eu passo no dia dia, cria um clima diferente do de um cursinho tradicional, onde as pessoas estão sempre competindo entre si. Ali estávamos todos sempre dispostos a nos ajudar, a conquista de um é a conquista do outro, é um clima bem mais leve para se preparar para um vestibular.
 
Como eu estou me sentindo? Eu estou muuuuuito feliz, muito mesmo, estar estudando na melhor universidade do país tendo vivido toda minha vida em condições péssimas em que o Estado não só abandona, como oprime diariamente traz uma sensação que não passa nunca. Lembro que chorei muito no ônibus indo pro meu primeiro dia de aula, pensei em tudo que vi acontecer ali onde moro e ainda vejo, pensei em familiares meus que praticamente não têm perspectiva de melhora e em como até meus pais já tiveram que catar comida do lixo para viver e como eu estou em uma baita universidade e na enorme responsabilidade que carrego por conta disso.
 
Em Acari, o projeto acontece em parceria com o coletivo Fala Akari e a Associação de Moradores de Parque Acari. Funciona na Paróquia Nossa Senhora de Nazareth e dos Mártires Ugandenses. Em 2019, iniciaremos a segunda turma com bastante esperança e empolgação, entendendo que o exemplo de Victoria contribui para o fortalecimento dos educandos do projeto.
 

            100 anos ufrj                                     logo e sic

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ