Instagram logo 2016.svg       YouTube Logo 2017.svg       f logo RGB Hex Blue 114

Pesquisar

NIDES - Encontre-nos

Endereço

Sala I101A (Bloco I, nos fundos do Bloco C), Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ

Telefone

TEL: +55 21 3938-7453

Atenção: Bibliografia atualizada!

 

ConcursosPR4

 

 

Edital Nº 1054, de 19 de dezembro de 2018

Concurso Público para provimento de vagas em cargos efetivos da carreira de Professor da Carreira de Magistério Superior

 

Código Centro Unidade Acadêmica Departamento / Programa / Curso Setorização Definitiva Regime de Trabalho Classe Denominação Titulação Nº de Vagas
MS-034 CT Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social - NIDES - Tecnologia para o desenvolvimento social 40h - DE A Professor Adjunto A

Graduação em Engenharias; Doutorado em qualquer área.

1

 

Conteúdo Programático

1) Teoria Crítica da Tecnologia

2) Tecnologia Social

3) Tecnologia e Desenvolvimento Social

4) Contribuições do pensamento feminista na C&T

5) Perspectiva de raça/pan-africanismo na C&T

6) Politecnia

7) Educação Popular

8) Metodologias Participativas

9) Extensão Tecnológica

10) Economia Solidária

Bibliografia 1) NEDER, R. T. Andrew Feenberg: Racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS, 2010. Disponível em: https://aprender.ead.unb.br/pluginfile.php/125220/mod_resource/content/1/textos/LivroArteFinal_baixa.pdf
2) MARX, Karl. O Capital, Livro Primeiro. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. Os Economistas. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, 1996. [Cap. 13 : A maquinaria e a indústria moderna, pp. 7-69]. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_fontes/acer_marx/ocapital-2.pdf
3) PINTO, Alvaro Vieira. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. [Capítulo IV – A Tecnologia, itens 1 a 6, pp. 219-245].
4) DAGNINO, R. Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2014. Disponível em: http://books.scielo.org/id/7hbdt/pdf/dagnino-9788578793272.pdf
5) LIANZA, S., ADDOR, F., Tecnologia e Desenvolvimento Social e Solidário. Porto Alegre, Editora UFRGS, 2005 [Prefácio e Introdução, pp. 17-45]. Disponível em: http://nides.ufrj.br/images/Imagens/programas/SOLTEC/TecDesSocSol.pdf
6) HENRIQUES, F.; ADDOR, F.; MALINA, C.; ALVEAR, C (orgs.). Tecnologia para o desenvolvimento social: diálogos Nides-UFRJ. Marília: Lutas Anticapital, 2018 [Capítulos 1, 12 e 15, pp. 17-36; 271-302; 337-356]. Disponível em: http://nides.ufrj.br/images/Imagens/programas/SOLTEC/Publicacoes/LivroComCapa_BaixaRes.pdf
7) HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos pagu, n. 5, p. 7-41, 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/download/1773/1828
8) MARSHALL, Barbara L. Critical Theory, Feminist Theory, and Technology Studies. Em: MISA, T. J., BREY, P., FEENBERG, A. Modernity and Technology. Cambrigde: MIT Press, 2003. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.477.723&rep=rep1&type=pdf#page=117
9) CUNHA JUNIOR, Henrique. Tecnologia africana na formação brasileira. Rio de Janeiro: CEAP, 2010. Disponível em:  http://www.nides.ufrj.br/images/PPGTDS/Textos/CadernoTecnologiasAfricanas_CEAP_vf.pdf
10)  GUMBO, Mishack T. Indigenous technology in technology education curricula and teaching. In: WILLIAMS, P. John; JONES, Alister; BUNTTING, Cathy (Ed.). The future of technology education. Springer, Singapore, 2015. p. 57-75. Disponível em: http://www.nides.ufrj.br/images/PPGTDS/Textos/GUMBO_IndigenousTechnology.pdf
11) SAVIANI, Dermeval. Sobre a Concepção de Politecnia. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 1989.
12) FREIRE , P. Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, 1970.
13) ADDOR, Felipe; Henriques, Flávio Chedid (Orgs). Tecnologia, participação e território: reflexões a partir da prática extensionista. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015 [Capítulos: Sobre o conceito e a prática da pesquisa-ação, pp. 119-144 ; O conceito de tecnologia: relexões para a prática da extensão universitária na área tecnológica, pp. 235-258]. Disponível em: http://nides.ufrj.br/images/Imagens/programas/SOLTEC/Soltec_3-Tecnologia_participacao_e_territorio_baixaRes.pdf
14) THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 13a edição. São Paulo: Cortez, 2004.
15) FREIRE, P. Extensão ou Comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.
16) KLEBA, John Bernhard. Engenharia engajada – desafios de ensino e extensão. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 13, n. 27, p. 170-187, jan./abr. 2017. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/rts/article/viewFile/4905/3347
17) NASCIMENTO, Claudio. Paul Singer: uma tese e oito hipóteses sobre o socialismo/autogestão. Em: SANTOS, A. M.; NASCIMENTO, C. Paul Singer: democracia, economia e autogestão. Marília: Lutas antcapital, 2018. pp. 83-272. Disponível em: https://lutasanticapital.milharal.org/files/2019/01/LivroPaulSingerComCapa_10_jan_19.pdf

 

Inscrição e mais informações em: https://concursos.pr4.ufrj.br/index.php/45-concursos/concursos-em-andamento/edital-n-1054-de-19-de-dezembro-de-2018/432-edital-n-1054-de-19-de-dezembro-de-2018

            100 anos ufrj                                     logo e sic

O conteúdo do site é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0) da Creative Commons.

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ