Foi realizada na última sexta-feira uma atividade em campo pelo Pré-Vestibular Popular (PVP) do Nides, incluindo a visitação do Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio. "Rio do Samba" e "Trilhar os Amanhãs" foram exposições incluídas no seu itinerário, sendo previsto 40 educandos e educadores de diferentes áreas do conhecimento.
O projeto visa não somente trabalhar conteúdos tradicionais dos vestibulares abordados por outros cursos, mas em criar oportunidades multidisciplinares para conhecerem e ocuparem novos espaços de reflexão e cultura, tornando a experiência do Pré-Vestibular Popular mais diversificada. O encontro inédito uniu estudantes dos quatro polos existentes atualmente, promovendo a integração e aprendizado de experiências e realidades.
Através das atividades em campo, os educadores buscam contextualizar os conhecimentos dos vestibulares, segundo uma realidade crítica, trazendo em discussão temas transversais como educação participativa, identidade para o ser humano e problemas socioambientais. Entre outros processos, o Pré-Vestibular Popular utiliza a metodologia participativa para incentivar a apropriação das experiências, visando o empoderamento do grupo social.