Matéria e fotos por: Monique Cosenza

 

IMG 6602Reunindo professores, colaboradores, pesquisadores e estudantes, o projeto de assessoria à “Ocupação Solano Trindade”, no bairro São Bento em Duque de Caxias, está tomando fôlego. Em parceria com a FAU e IPPUR, o NIDES fez no último mês duas atividades de campo para planejar a criação de um Centro de Formação.

 

Retomando um pouco a história da ocupação, há 3 anos, mais precisamente, em agosto de 2014, o antigo terreno que abrigava O Centro Panamericano de febre aftosa, um terreno de 45.000m², foi ocupado pelo Movimento Nacional de Luta por Moradia-MNLM-RJ, que exigindo o cumprimento da Função Social da Propriedade e o Direito Fundamental à Moradia Digna, conseguiu junto a Secretaria de Patrimônio da União o reconhecimento do direito de uso para a execução do projeto habitacional.

 

Em parceria com as professoras Luciana Lago (IPPUR/UFRJ), Ana Lucia Britto (FAU/UFRJ) e Luciana Andrade (FAU/UFRJ), nas últimas duas reuniões, a discussão se voltou para a construção de um centro de formação tendo a politecnia como base metodológica. As madeiras que durante 7 anos abrigaram o Instituto Politécnico de Cabo Frio já estão na ocupação e abrigarão o centro que está sendo planejado.

 

A ideia inicial é de que essa estrutura seja o local de capacitação e formação dos moradores da ocupação, que planeja futuramente abrigar 105 unidades habitacionais, e do bairro do entorno. Como demanda inicial, já foram colocados em discussão propostas de cursos de alfabetização e pré- vestibular comunitário, assim como cursos de carpintaria.

 

IMG 6628Cabe ainda destacar que o MUDA, um dos programa do NIDES, integrado não só por alunos do curso de Engenharia Ambiental da UFRJ, mas também por estudantes de outras graduações, pós-graduações, professores e não universitários, já realiza inúmeras atividades na ocupação e planeja agora sua IV Vivência Agroecológica, disseminando soluções harmônicas, baseadas na ética e nos princípios da Permacultura e da Agroecologia.

 

Para comemorar os 3 anos de ocupação, neste próximo final de semana, dias 18, 19 e 20 de agosto, acontecerá uma grande festa, o “Arraiá Fora Temer”(https://www.facebook.com/events/1947411558804635/),com comidas, bebidas e a exibição de fotos e vídeos que marcam não só a trajetória do projeto como os grandes planos futuros para essa parceria. O MUDA realizará nesses dias a IV Vivência Agrecológica com as seguintes atividades:oficina de Plantas Alimentícias Não Convencionais- PANC's; oficina de compostagem; manejo agroecológico; Cineclube.

 

 

 

            100 anos ufrj                                     logo e sic

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ