Instagram logo 2016.svg       YouTube Logo 2017.svg       f logo RGB Hex Blue 114

NIDES - Encontre-nos

Sala I101A (Bloco I, nos fundos do Bloco C), Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ

TEL: +55 21 3938-7453

Por Felipe Addor

Hoje, dia 31 de agosto de 2021, foi organizado mais um mutirão para avanço do projeto do Centro de Formação em Tecnologia Social e Ciências do Mar no espaço do Complexo do Hangar. Tomando todos os cuidados necessários para garantir a saúde de tod@s, docentes, técnicos-adminsitrativos e estudantes, com apoio de profissionais da limpeza, deram continuidade ao processo de organização do Hangar Náutico, onde está em construção o projeto do Centro de Formação.

mutirao centro de formação 1

Sob a coordenação dos servidores Amarildo Fernandes e Ocione Machado, e o apoio logístico de Sandra Carvalho e João Francisco, e apoio da companheira Maria, foi possível avançar na organização de alguns bens localizados no Hangar, e dar destino a resíduos que ocupavam parte do espaço do galpão e a área externa do Complexo do Hangar.

mutirao centro de formação 2

Tiveram importante participação os integrantes do Programa de Extensão Tecnologia Social e Ciências do Mar, estudantes Jéssica, Aline, Lara, Thamiris, Patrícia e Gustavo, muitos visitando o Hangar pela primeira vez. Além da participação solidária do Chefe de Gabinete do Nides, Vitor Matos.

mutirao centro de formação 3

Fundamental destacar a contribuição primordial, não apenas neste mutirão mas também nos anteriores, da: Prefeitura Universitária, com o apoio da servidora Vera do Carmo e outros servidores; e da Decania do Centro de Tecnologia, intermediado pelo servidor André Ferraz, que vem contribuindo no apoio com a equipe de limpeza, sempre muito proativa e comprometida nos trabalhos realizados no Complexo do Hangar, sob a competente supervisão do Julio.

mutirao centro de formação 4

Na parte da tarde, dando continuidade ao trabalho, a equipe que vem pensando o projeto do Museu do Mar, a ser instalado no outro galpão localizado no Complexo do Hangar, fez uma visita técnica ao espaço do futuro Museu do Mar, já traçando planos para elaboração do projeto e busca de sua viabilização. Paulo Maia, Jady, Carol e Gustavo se somaram aos já presentes para olhar para o galpão deteriorado e já começar a sonhar com o museu vivo em funcionamento, recebendo estudantes de escolas públicas, trabalhadores e trabalhadoras.

mutirao centro de formação 5

Com a esperança de melhoria do contexto da pandemia e a ampliação da vacinação da população, esperamos aos poucos retomar essas iniciativas de trabalho coletivo que, em muitos sentidos, recuperam a história de construção do Nides e do Núcleo UFRJMar. Além de permitir, de forma gradual e contínua, ir melhorando as condições de trabalho nos galpões do Complexo do Hangar, a prática do mutirão cria vínculos, compromissos, afetos, trocas, coisas que estamos precisando tanto nos tempos difíceis que enfrentamos.

Que venha o próximo!