Instagram logo 2016.svg       YouTube Logo 2017.svg       f logo RGB Hex Blue 114

NIDES - Encontre-nos

Sala I101A (Bloco I, nos fundos do Bloco C), Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ

TEL: +55 21 3938-7453

RavengardPor: Grupo MUDA UFRJ

O Rio de Janeiro perde um grande ser humano. Na última quinta-feira, dia 22 de outubro de 2020, partiu deste plano o nosso amigo Ravengard Veloso. Ravengard era mestre e aprendiz, ator, agricultor, pesquisador, professor, educador popular, artista orgânico e mudita.

Deixamos nosso agradecimento a este ser de luz, pelas inestimáveis contribuições à Agroecologia, à Gestão Integrada de Resíduos, à Agricultura Urbana, à Academia, às comunidades marginalizadas, ao Grupo MUDA UFRJ, ao NIDES, a Rede de Agroecologia da UFRJ e à Cidade do Rio de Janeiro.

Ravengard sonhava alto. Sonhava com um mundo mais justo, mais digno e igualitário para todos os seres. Sonhava com um mundo onde todas as pessoas pudessem ter autonomia alimentar, plantar seu próprio alimento. Onde os resíduos não fossem chamados de lixo e onde cada ser humano pudesse expressar o seu melhor, sem competição e sim colaboração. Sonhava que as Universidades públicas fossem, de verdade, acessíveis para todas as pessoas.

Autor do livro "Árvores e meninos", lançado em 2011 (https://www.youtube.com/watch?v=069Jp8tOrL0), atuou em prol da agroecologia, acesso à alimentação saudável e ao meio ambiente equilibrado por mais de 15 anos na Cidade do Rio de Janeiro, principalmente no bairro onde morava, Vila Kennedy. Chegou à UFRJ em 2015, através de um convite feito pelo movimento pelo Movimento Comida de Verdade para realização de uma oficina.

Quando conheceu o Grupo MUDA UFRJ declarou imediatamente que já fazia parte desse grupo e ainda não sabia, pois se sentiu em casa. A identificação foi mútua. O MUDA partilhou do abraço e agradeceu a chegada de um grande mestre que veio agregar muito para todos os seus integrantes, tanto através de práticas agroecológicas de plantio, como no cuidado com as relações humanas. A identificação foi tamanha que Ravengard logo batizou o trabalho, que já vinha realizando por quase uma década, de MUDA VK - Movimento Urbano de Alimentação da Vila Kennedy.

Através da universidade buscou meios para alcançar os seus objetivos (inclusão social, recuperação ambiental e alimentação saudável), criou projetos de extensão, exposições, pesquisas, cursos e oficinas. Trouxe inúmeras escolas e grupos para conhecer o trabalho com a universidade e levou a universidade para conhecer o trabalho das pessoas fora dela. Ravengard era um educador "mão na massa", sempre otimista, pró-ativo e brincalhão. Era um sábio, um encantador de pessoas, com sua sensibilidade conseguia envolver qualquer público de forma lúdica e carismática. Ensinava de forma prática e intuitiva como fazer paisagens orgânicas comestíveis, a partir de materiais que iriam para o lixo. Não fazia distinção entre trabalho, estudo e lazer.

Para muitos, parecia que vivia trabalhando 24 horas, para outros vivia sempre a brincar, mas todos sabiam que estava incessantemente pesquisando e ensinando. Contribuiu para a gestão de resíduos da própria universidade, participou ativamente da criação do Fórum Ambiental da UFRJ e se "infiltrou" em todas as instâncias da Instituição relacionadas à gestão de resíduos e à alimentação, contribuindo para a criação de muitos projetos espalhados pela cidade.

Fez da Universidade seu espaço e foi tão importante para ela que, por diversas vezes, foi tratado como professor da mesma. E era, apenas não oficialmente. Suas marcas registradas, o Substrato Instantâneo, os Jardins Comestíveis, o Reuso de Resíduos, a Arte e a mistura de todas essas criações, faziam dele figura inconfundível na luta pela preservação e interação com o meio ambiente.

Ravengard Veloso nos deixou de surpresa, não deu tempo para despedidas, foi quando precisou ir. Ravengard amava as plantas, as folhas, os ciclos da natureza. Nos deixa com memórias maravilhosas, grandes ensinamentos e profundas reflexões. Uma vez o Raven disse que queria ser compostado quando morresse. Raven, você foi, e sempre vai ser, adubo fértil para toda uma geração que acompanhou seu trabalho dentro e fora da universidade. Substrato instantâneo de criatividade, seus ensinamentos são composto fresco para nossa mente, para nossos aprendizados, para nossa alma.

As sementes de amor que plantou em nossos corações nunca vão morrer. Estamos aqui e vamos seguir seus ensinamentos sempre, mestre. Agradecemos pela oportunidade de ter compartilhado um pouco de nossas vidas contigo.

Talvez não seja possível descrever em palavras sua grandiosidade, mas fica aqui nossa homenagem. Que você descanse em paz com a certeza que seu espírito, alma e energia estarão para sempre presentes, adubando e fertilizando este mundo. E hoje, dia 26 de outubro, te mandamos parabéns e celebramos seu dia, pois seria seu aniversário!

Um grande abraço, cheio de terra fresca e com cheiro de planta. Ao eterno amigo, aprendiz e mestre, Ravengard Veloso.

Ultima entrevista dada por Raven: https://www.vozdascomunidades.com.br/comunidades/projeto-muda-vk-morador-faz-gerenciamento-de-residuos-organicos-na-vila-kennedy/

Raven2 Raven3 Raven4
Raven5 Raven6 Raven7