Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Relatório Completo em PDF

Relatório Completo

em PDF

Foi com grande orgulho que o Núcleo de Solidariedade Técnica (Soltec/UFRJ), programa do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides/UFRJ), aceitou o convite, no segundo semestre de 2015, para coordenar o terceiro processo de avaliação do Proninc. Orgulho por poder contribuir uma vez mais para o fortalecimento do campo da ES no país, que também vem sendo uma luta dos nossos pesquisadores e estudantes. O Nides/UFRJ, principalmente por intermédio do Programa de Pós-graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social, cada vez mais amplia sua atuação nesse campo, buscando não apenas contribuir para a transformação da realidade, mas caminhando para fortalecer academicamente esse campo.
 
Não obstante, a partir do maior conhecimento da realidade das incubadoras e empreendimentos apoiados e dos resultados que expomos aqui, temos a certeza que será possível lutar pela continuidade dessa política pública, que tem um grande impacto nas universidades, nos empreendimentos, no trabalho dos professores, técnicos e estudantes, e nos territórios onde são desenvolvidos os projetos. A solidez com que vem se construindo a política permite que, atualmente, ela não dependa de uma secretaria do governo federal, mas possa ser continuada e fortalecida a partir de outros órgãos do governo, como os governos estaduais e municipais, as instituições de ensino superior, organizações e movimentos sociais e outros atores nos territórios.
 
Coloca-se o desafio de que os atores que compõem esse movimento tomem para si as rédeas do Proninc e lutem para viabilizar o instigante trabalho que é realizado em cada canto desse país.
 
Felipe Addor
Rosina Pérez Menafra
Coordenadores da Avaliação Proninc 2017
Agosto de 2017

            100 anos ufrj                                     logo e sic

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ