Formatura do Curso de Extensão em Gestão e Cooperação Agroecológica
No dia 02/02 (sexta-feira), vai acontecer a cerimônia de encerramento do Curso de Extensão em Gestão e Cooperação Agroecológica, curso realizado pelo Soltec junto com o MST, em 2016 e 2017, para integrantes do movimento moradores de assentamentos de todo o estado do Rio de Janeiro.
Vai ser no Auditório do IESC, ali perto da Prefeitura Universitária, às 10h.
Seleção para RCS / Formação em Extensão, Tecnologia e Participação - SOLTEC, LIpE e MUDA
Nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, o Núcleo de Solidariedade Técnica (Soltec), o Laboratório de Informática para Educação (LIpE) e o Mutirão de Agroecologia (MUDA) realizarão o curso "Extensão, Tecnologia e Participação", visando a seleção e formação de novos integrantes para os respectivos grupos. O curso debaterá temas sobre Extensão Universitária, Economia Solidária, Autogestão, Tecnologia Social e Métodos Participativos.
Os estudantes selecionados para atuar nos projetos dos grupos acima poderão ganhar a creditação de horas de extensão que serão registradas como Requisitos Curriculares Suplementares (RCSs). Essa seleção não está vinculada à concessão de bolsas.
No link abaixo, há um arquivo com os projetos, número de vagas, atividades a serem exercidas e perfis desejados. No total há a possibilidade de 91 vagas nos três programas (tabelas abaixo).
https://docs.google.com/spread
Para participar dessa seleção, é necessário preencher o formulário abaixo até o dia 05/02. A participação no curso será um dos critérios de seleção.
https://goo.gl/forms/i4Zr6FqBT
Gostaríamos de reforçar que o processo consta de três etapas:
1ª etapa - 09 de fevereiro - Resultado da análise do formulário;
2ª etapa - 21 a 23 de fevereiro - Curso de formação "Extensão, Tecnologia e Participação", das 09h às 17h, no Centro de Tecnologia, URJ, Ilha do Fundão;
3ª etapa - 28 de fevereiro - Divulgação dos selecionadosO início das atividades ocorrerá no dia 01 de março.
PROGRAMA LIPE– 2018-1
PROJETO LIpE | ALUNOS | ATIVIDADES PRINCIPAIS | PERFIL |
Vila Residencial (Cidade Universitária) |
2 | Reforço Escolar para ensino fundamental e médio Pré-vestibular (sábado) Apropriação da Cultura Digital para idosos Suporte as outras atividades na AMAVILA Atuar nos outros projetos de extensão como o Horto (MUDA) |
Ter interesse em aprender e a fazer manutenção do Laboratório de informática, Ter interesse em pesquisar softwares educativos Ter interesse por metodologias pedagógicas Pesquisar materiais didáticos Gostar de trabalhar em comunidades. Ter disponibilidade para lidar com crianças e idosos. Ter interesse pelos temas Tecnologia & Sociedade e temas transversais |
Pré-vestibular Popular (Caxias, Acari e Nova Iguaçu) |
10 | Apropriar de metodologia participativas Planejar, pesquisar e atuar em aula na apropriação da cultura digital Planejar, pesquisar e atuar as aulas específicas do Pré-vestibular Pesquisa de softwares educativos Dar o suporte as outras atividades em Solano: apropriação da Cultura Digital para idosos, qualificação profissional, etc) Atuar nos outros projetos de extensão em Solano |
Ter interesse em aprender e a fazer manutenção do Laboratório de informática, Ter interesse em pesquisar softwares educativos Ter interesse por metodologias pedagógicas Pesquisar materiais didáticos Gostar de trabalhar em comunidades. Ter interesse pelo temas Tecnologia & Sociedade e transversais; Se sentir a vontade em ambiente externo, onde serão realizadas as atividades. Gostar de trabalhar em comunidades. Ter a disponibilidade para lidar com jovens e adultos; |
Tecnologia & Educação
|
Formação continuada dos professores; Acompanhar as aulas com respectivos professores Atuar em escolas do ensino fundamental e médio; Abordar conteúdos relacionados à tecnologia & educação; Suporte técnico-pedagógico, Pesquisar de softwares educativos |
Ter interesse em aprender e a fazer manutenção do Laboratório de informática,
Ter interesse em pesquisar softwares educativos Ter interesse por metodologias pedagógicas Pesquisar materiais didáticos Ter interesse pelos temas da Tecnologia & Educação e transversais Ter a disponibilidade para lidar com crianças, jovens ou adultos; Pesquisar materiais didáticos Gostar de trabalhar em escolas. |
|
2 | Escola MunicipalTenente Antônio João -Cidade Universitária | ||
2 | CIEP-165 Brigadeiro Sérgio Carvalho - Campo Grande, | ||
2 | Rede de Empreendimentos Sociais para o Desenvolvimento Socialmente Justo, Democrático e Sustentável – Manguinhos |
||
2 | CIEP Dr João Ramosde Souza -Portuguesa, Ilha do Governador | ||
Apropriação da Cultura digital (Cidade Universitária) |
6 | Planejar, pesquisar e atuar em aula na apropriação da cultura digital para trabalhadores estatutários e celetistas (terceirizados), para ativos e aposentados | Ter interesse em aprender e a fazer manutenção do Laboratório de informática, Ter interesse em pesquisar softwares educativos Ter interesse por metodologias pedagógicas Pesquisar materiais didáticos Ter interesse em educação de jovens e adultos Ter interesse pelos temas Tecnologia & Trabalho e transversais |
Preparatório para Seleção de Mestrado (Cidade Universitária, Caxias) |
2 | Formação continuada de trabalhadores acerca dos conceitos relacionados a Tecnologia Social, Prepara para processo de seleção para o Mestrado do NIDES e em outros Programas de Pós-graduação Apropriar de metodologia participativas. |
Ter interesse em pesquisar, em leituras e estudos Ter interesse em uso de comunicação simultâneas Ter facilidade no uso de documentos compartilhados. Ter interesse em pesquisar o Moodle ou outra ferramenta similar |
Projeto de Letramento (COPPE) – Cidade Universitária | 2 | Formação continuada dos professores; Acompanhar as aulas com respectivos professores Abordar conteúdos relacionados à tecnologia & Sociedade; Suporte técnico-pedagógico, Pesquisar de softwares educativos |
Ter interesse em pesquisar softwares educativos Ter interesse por metodologias pedagógicas Pesquisar materiais didáticos Ter interesse em educação de jovens e adultos Ter interesse pelos temas Tecnologia & Sociedade e transversais |
Informática para mulheres – Centro de Referencia da Mulher – Cidade Universitária | 2 (graduandas) |
Apropriar de metodologia participativas Planejar, pesquisar e atuar em aula na apropriação da cultura digital Planejar, pesquisar e atuar as aulas específicas a questão mulher. Pesquisa de softwares educativos |
Ter interesse em pesquisar softwares educativos Ter interesse por metodologias pedagógicas Pesquisar materiais didáticos Ter interesse em educação de mulheres Ter interesse pelos temas Tecnologia & Sociedade, de gênero, violência |
Manutenção e Reciclagem de eletroeletrônicos | 2 | Desmontagem e manutenção de equipamentos eletroeletrônicos (computadores e celulares) Formação técnica para integrantes de cooperativas de reciclagem |
- Área de informática/computação/Eletrônica (Não é necessário conhecimento específico prévio) |
Desenvolvimento de softwares | 2 | Desenvolvimento de Softwares para inclusão e Educação (Softwraes Livres) | - Área de informática/computação/Eletrônica (Não é necessário conhecimento específico prévio) |
Infra de Redes/ página web | 1 | Manutenção da Rede de computadores do LIpE | - Área de informática/computação/Eletrônica (Não é necessário conhecimento específico prévio) |
PROGRAMA MUDA – 2018 - 1
PROJETO | ALUNOS | ATIVIDADES PRINCIPAIS | PERFIL |
MUDA - LaVAPer | 2 | Manutenção do Laboratório, incluindo: podas, plantios, rega, compostagem, trilha ecopedagógica. Recepção de grupos e outras atividades relacionadas. | Ter interesse por Agroecologia e Permacultura. Se sentir a vontade em ambiente externo, onde serão realizadas as atividades. |
MUDA - TS em comunidades | 2 | Trabalho nas comunidades onde o MUDA atua, como a Vila Residencial (Horto da Vila), incluindo educação ambiental, compostagem, gestão de resíduos e eventos de integração na comunidade. | Ter interesse por Agroecologia e Permacultura. Se sentir a vontade em ambiente externo, onde serão realizadas as atividades. Gostar de trabalhar em comunidades. |
MUDA – Escolas | 2 | Atuação em escolas do ensino fundamental, abordando conteúdos relacionados à educação ambiental. | Ter interesse pelos temas e disponibilidade para lidar com crianças. |
MUDA - Comunicação | 2 | Manutenção do site do MUDA e das mídias sociais (Facebook, Instagram). Criação de cartazes, folders, e outros materiais sobre as linhas de atuação dos projetos. | Interesse e facilidade em lidar com aplicativos e mídias sociais. Fácil acesso à internet. Desejável formação em áreas como comunicação, jornalismo, etc. |
CASA | 3 | Atuar junto aos agricultores na Feira Agroecológica, colaborar no planejamento e logística da entrega das cestas do projetos, participar das Vivências Agroecológicas e dias de campo. Divulgar o Projeto nas mídias sociais e buscar novos associados, com o intuito de aproximar campo e cidade. | Ter interesse em Agroecologia e agricultura urbana. Facilidade para se comunicar e compromisso para atuação semanal. Fácil acesso a ferramentas como whatsapp, email e Facebook. |
ECOPONTOS | 2 | Criação e manutenção dos Ecopontos_MUDA, incluindo: podas, plantios, rega, compostagem. Acompanhar as atividades nos Ecopontos. Recepção de grupos e outras atividades relacionadas. | Ter interesse por Agroecologia e Permacultura. Se sentir a vontade em ambiente externo, onde serão realizadas as atividades. |
VAMOS | 2 | Participar das Vivências Agroecológicas: organizar e frequentar os dias de campo. Divulgar o Projeto nas mídias sociais e buscar novos associados, com o intuito de aproximar campo e cidade. | Ter interesse por Agroecologia e Permacultura. Se sentir a vontade em ambiente externo, onde serão realizadas as atividades. Ter interesse em interagir com Movimentos Sociais. |
MUDA VK | 2 | Trabalho na UFRJ e organização de eventos na comunidade Vila Kennedy, em Duque de Caxias, incluindo educação ambiental, compostagem, gestão de resíduos e eventos de integração e conscientização na comunidade. Auxílio ao líder comunitário Ravengard Veloso. | Ter interesse por Agroecologia e Permacultura. Se sentir a vontade em ambiente externo, onde serão realizadas as atividades. Gostar de trabalhar em comunidades. |
Integração Maré-UFRJ | 2 | Apoiar e organizar aulas de Agricultura urbana com atividades que incluem: podas, plantios, rega, compostagem, implementação de horta. Recepção de grupos e outras atividades relacionadas. | Ter interesse por Agricultura urbana. Se sentir a vontade em ambiente externo, onde serão realizadas as atividades. |
PROGRAMA SOLTEC 2018-1
PROJETO | ALUNOS | ATIVIDADES PRINCIPAIS | PERFIL |
RIPeR – Politicas públicas | 3 | Levantamento e análise das informações sobre as politicas municipais de gestão de resíduos. | Ter interesse em fazer pesquisa de dados e preparar apresentações. |
RIPeR – Cadeia de Resíduos eletroeletrônicos (REEE) | 2 | Fazer contato com as cooperativas, e preparar planilhas com base de dados que identifiquem os participantes das cadeias de REEE. | Interesse em interagir com as cooperativas e fazer o monitoramento de suas atividades |
RIPeR – Comunicação | 3 | Levantamento e produção de materiais educativos e de campanhas em favor da coleta seletiva. | Interesse em pesquisar materiais didáticos e de comunicação e interesse em produção de conteúdo. |
OTA – Organização do Trabalho e Autogestão | 5 | Acompanhar a reforma de uma cozinha comunitária, assessorar a produção agrecológica da ocupação solano trindade, acompanhar uma obra em mutirão de um centro de formação | Áreas de administração, engenharia de produção, engenharia civil, engenharia ambiental, nutrição e gastronomia |
TIFS – Tecnologia da Informação e Comunicação, Democracia e Movimentos Sociais - Curso de Contravigilância | 3 | Ajudar na realização do curso de extensão de contravigilância digital, ajudar na elaboração de sites e portais para movimentos sociais | Áreas de Engenharia Eletrônica e Ciência da Computação |
TIFS - Tecnologia da Informação e Comunicação, Democracia e Movimentos Sociais - Sistemas de mobilidade urbana | 6 | Especificar e desenvolver sistemas para melhoria da mobilidade urbana do Rio de Janeiro, realizando reuniões com atores envolvidos | Computação ou áreas afins (trabalho com programação), Design, Artes ou áreas afins (layout e telas dos sistemas) e Gestão pública ou áreas afins (análise e planejamento de melhorias do sistema de mobilidade urbano) |
TECSARA – Tecnologia Social em Assentamentos da Reforma Agrária | 5 | Acompanhar a instalação de painéis solares em um assentamento rural; acompanhar um processo de inclusão digital em um assentamento rural; acompanhar o desenho de um sistema de saneamento em um assentamento rural. | Engenharia Elétrica, Física, Engenharia Eletrônica, ciência da computação, engenharia ambiental e engenharia civil |
CACI - Projeto Campo Cidade | 6 | Acompanhar o curso de gestão e cooperação agroecológica e no acompanhamento de ações de produção e comercialização de produtos da reforma agrária. | Direito, Contabilidade, Administração, Economia e Engenharia de Produção, Comunicação, Desenho Industrial, Engenharia Ambiental, Engenharia Eletrônica |
Projeto ETNO | 2 | Apoiar a elaboração de material visual e publicações relacionados a um projeto em comunidades caiçara, indígena e quilombola | Desenho Industrial, Belas Artes, Comunicação |