cartaz PDGObjetivo: Construir processos decisórios em grupos com efetividade de participação e resultados.

Utilizando como inspiração o Programa Germinar (considerado Tecnologia Social pelo BB) que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento dos participantes para que atuem como facilitadores para a transformação e desenvolvimento social através da interação com indivíduos, grupos e organizações em territórios através do estímulo a diálogos saudáveis e eficazes. Desde 2003, já atendeu mais de 3.000 indivíduos em todas as regiões do Brasil.

Metodologia: Aprender-fazendo considerando o conhecimento e a experiência dos participantes através do conceito da andragogia, que é a arte de orientar adultos a aprender (Malcolm Knowles, 1970) e da Pedagogia para a Liberdade de Paulo Freire, tendo como base a dialógica e a práxis.

Público Alvo: Agentes comunitários, lideranças de iniciativas e movimentos sociais, empreendedores, militantes sem instrução formal, estudantes (graduação e pós graduação), professores, e indivíduos em fase de transição profissional/ pessoal que visam atuar com autonomia para a transformação social através dos processos de grupos e organizacionais em que estão inseridos.

Carga horária: 40 horas dividas em 5 encontros de 8hs. Este é um curso contínuo e a participação em todos os módulos é um pré requisito.

Datas:

Módulo 1: 26/3
Módulo 2: 16/4
Módulo 3: 7/5
Módulo4: 4/6
Módulo 5: 25/6

Horário:

9h as 18h

Local:

A definir.

Contéudos:

* Apresentação da Metodologia do PDG (Processo Decisório em Grupos)

* Planejamento, Avaliação e Feedback a partir da construção de ambientes de aprendizagem (Humberto Maturana)

* Temperamentos- como me percebo e percebo o outro.

* A pergunta como ferramenta

* Formação de Imagem- chuva de idéias e critérios para potencializar idéias

* Dialógo e Percepção de pontos de vista

* Observação da natureza (Goeth)