Objetivo: Construir processos decisórios em grupos com efetividade de participação e resultados.
Utilizando como inspiração o Programa Germinar (considerado Tecnologia Social pelo BB) que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento dos participantes para que atuem como facilitadores para a transformação e desenvolvimento social através da interação com indivíduos, grupos e organizações em territórios através do estímulo a diálogos saudáveis e eficazes. Desde 2003, já atendeu mais de 3.000 indivíduos em todas as regiões do Brasil.
Metodologia: Aprender-fazendo considerando o conhecimento e a experiência dos participantes através do conceito da andragogia, que é a arte de orientar adultos a aprender (Malcolm Knowles, 1970) e da Pedagogia para a Liberdade de Paulo Freire, tendo como base a dialógica e a práxis.
Público Alvo: Agentes comunitários, lideranças de iniciativas e movimentos sociais, empreendedores, militantes sem instrução formal, estudantes (graduação e pós graduação), professores, e indivíduos em fase de transição profissional/ pessoal que visam atuar com autonomia para a transformação social através dos processos de grupos e organizacionais em que estão inseridos.
Carga horária: 40 horas dividas em 5 encontros de 8hs. Este é um curso contínuo e a participação em todos os módulos é um pré requisito.
Datas:
Horário:
Local:
Contéudos:
* Apresentação da Metodologia do PDG (Processo Decisório em Grupos)
* Planejamento, Avaliação e Feedback a partir da construção de ambientes de aprendizagem (Humberto Maturana)
* Temperamentos- como me percebo e percebo o outro.
* A pergunta como ferramenta
* Formação de Imagem- chuva de idéias e critérios para potencializar idéias
* Dialógo e Percepção de pontos de vista
* Observação da natureza (Goeth)
* Critérios para definir um plano de ação
* Construindo um plano de ação
Abordagem do programa:
- Movimentos; interações entre os indivíduos para a percepção individual e de grupo com conteúdos que podem ser percebidos através de diversos pontos de vista
- Apresentação compartilhada de conteúdos; as construções dos conteúdos programáticos são feitas através da interação e do conhecimento prévio dos participantes
- Atividades artísticas; momento em que os indivíduos podem perceber os conteúdos e as interações de grupos através de atividades lúdicas que possibilitam consolidar novos aprendizados a partir da prática
- Trabalhos em grupos; momento para a prática dos conceitos trabalhados em cada dia do programa
- Esta abordagem do curso acontece de acordo com os conteúdos e a necessidade de alcançar o objetivo de cada conteúdo, sendo apresentada em ordem aleatória e intercalada
Certificação:
Os participantes receberam certificados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como curso de extensão de 40h
Inscrições:
Responsável:
Lucas Borelli
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
21 98302-8153