Projeto1A casa de farinha é um trabalho em conjunto com o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Osvaldo de Oliveira, assentamento rural fruto da luta pela reforma agrária localizado no município de Macaé. O projeto foi iniciado em 2018, com o objetivo de atender as demandas locais de dificuldade de armazenagem de aipim, proporcionar um trabalho coletivo de produção e incremento na renda gerada, através da venda desses insumos.
    Os maquinários que compõem  a casa de farinha no PDS Osvaldo de Oliveira são o triturador, a prensa e o forno. Para a produção da farinha, pedaços de aipim são passados no triturador, onde são ralados até se obter a massa de aipim que segue para a prensa. Esta tem a função de retirar a água da massa através da prensagem. Posteriormente, a massa drenada segue para o forno, onde é completamente desidratada e torrada.

O triturador é movido pela força mecânica de uma bicicleta, necessita de dois (duas) operadores (as), um para pedalar e outro para empurrar a mandioca em direção à um cilindro giratório com lâminas. Foi considerado que o movimento de bicicleta não exige um grande esforço do(a) operador(a), o que não cria grandes restrições às pessoas que o utilizam. Já que, os(as) assentados(as) são em grande porcentagem idosos(as), isso foi um fator relevante para pensar o projeto da máquina.

A estrutura da prensa se constitui de um pórtico metálico com um parafuso, que empurra a massa, e uma alavanca, onde o movimento manual será introduzido. O(A) operador(a) gira a alavanca e, assim, o parafuso desce deslocando uma chapa metálica para baixo, prensando a massa de aipim, envolta por sacos de ráfia, que sofre uma compressão eliminando o excesso de líquido, a manipueira. Entre cada saco de rafia tem uma chapa de madeira para auxiliar na distribuição da compressão. Este líquido escorre pela bandeja formada por tubos metálicos e é coletado por um recipiente para que se possa fazer proveito posteriormente, sendo útil para muitos usos, como para a produção de tapioca e polvilho, por exemplo.

O forno possui um formato retangular e levou em consideração as preferências de altura e largura indicadas pelos assentados, dentre os quais alguns já têm alguma experiência prévia trabalhando em casas de farinha em fazendas. O forno é composto de uma estrutura de tijolos com a cobertura de uma chapa de aço, onde é torrada a massa.

Para saber mais acesse nossas publicações!!! :)

Clique aqui e veja nosso álbum de fotos!!

Vídeo com fotos do projeto.