Gustavo Carvalhaes Xavier Martins Pontual Machado

Professor adjunto do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES/UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação de Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGTDS). Coordenador do Programa de Pós-Graduação de Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGTDS) e do Projeto de Extensão MUDA - CTS (MUDA - Agroecologia e Permacultura: Centro de Tecnologias Sociais), que atua no campo da agroecologia com Laboratórios Vivos no Centro de Tecnologia. Atua com pesquisa no campo do mestrado nas linhas de: Soluções Baseadas na Natureza (SBN), Saneamento Ecológico, Gestão e acesso à água, Tecnologias Sociais e Cuidado.

Docente e participante do colegiado da Pós-Graduação online Educação para Sustentabilidade - Gaia Education da Universidade Federal de Alfenas. Atua no campo das Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS) e com metodologias colaborativas (Dragon Dreaming e Comunicação Não Violenta – CNV).

Pós-doc na área de Saúde Pública e Meio Ambiente na ENSP/Fiocruz. Possui graduação em Engenharia Química pela UFRJ, pós-graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UERJ, mestrado em Engenharia Ambiental pela UFRJ e doutor em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela UFRJ. Autor do livro SOMOS NATUREZA: Soluções Baseadas na Natureza para o Desenvolvimento Local (https://www.bambualeditora.com.br/p/somos-natureza/). Também organizador da publicação de Territórios Sustentáveis e Saudáveis (TSS) na área de saúde ambiental (https://repositorio.funasa.gov.br/handle/123456789/681 ).

Ultima alteração em: 05/07/2022

PPGTDS HeloisaTeixeiraFirmo

Linha: Tecnologia Social

Entrada no PPGTDS: 2021