REGIME CURRICULAR DO PROGRAMA

O aluno deverá cursar um total de 360 horas (24 créditos), entre:

• Disciplinas obrigatórias, comuns a todas as linhas de pesquisa, sendo 2 disciplinas de 45 horas cada: Teoria Crítica da Tecnologia e Metodologias de Pesquisa Participativa;
  • Disciplinas optativas de sua própria linha de pesquisa. São 2 disciplinas de 45 horas cada, ou 6 créditos ao total;
  • Disciplinas optativas das outras duas linhas de pesquisa. São 2 disciplinas de 45 horas cada, independente de serem cursadas nas duas outras linhas de pesquisa ou em apenas uma, totalizando 6 créditos ao total. Por exemplo, um aluno de TS pode fazer duas disciplinas de TFP, ou duas disciplinas de GP, ou 1 disciplina de TFP e 1 de GP;
  • E disciplinas livres, que poderão ser cursadas dentro ou fora do programa. Estas deverão computar 90 horas no total, independente da quantidade de disciplinas que precisem cursar, já que a estrutura curricular externa ao programa pode seguir outros parâmetros. Se forem cursadas na UFRJ, são 6 créditos livres.

A respeito das disciplinas do programa, é relevante saber que o curso segue o calendário trimestral da UFRJ, ou seja, são 4 trimestres: normalmente o 1º de março a junho, o 2º de junho a setembro, o 3º de setembro a dezembro, e o 4º (considerado um trimestre de “verão”, mais intensivo) em janeiro e fevereiro. Por ser um mestrado profissional, as disciplinas costumam ser concentradass nas manhãs (8:30 as 12:30) e tardes (14:00 as 18:00) das quintas e sextas. Excepecionalmente podem ser ofertadas disciplinas optativas em outros dias da semana e horários, de forma a dar mais opções para os discentes. O calendário da pós-graduação da UFRJ pode ser consultado em: http://www.pr2.ufrj.br/calendarioacademico

CRONOGRAMA SUGERIDO

1o trimestre:

NID701 Teoria Crítica da Tecnologia

2o trimestre:

3o trimestre:

NID702 Metodologia de Pesquisas Participativas

4o trimestre:

Disciplina optativa

5o trimestre em diante (até a defesa):

NID716 Seminário de Acompanhamento (caso já tenha concluído todos os créditos e não tenha qualificado ainda)

ou

NID715 Pesquisa e Dissertação (caso já tenha concluído todos os créditos e já tenha qualificado)

Obs: Para aqueles alunos que só consigam fazer duas disciplinas por período, sugerimos que no 5o trimestre façam as duas disciplinas restantes.

Até 15 meses:

Defesa da qualificação

Até 24 meses

Defesa da dissertação

DEMAIS ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS:

1) É responsabilidade dos(as) alunos(as) ficar atentos(as) ao calendário de inscrição em disciplinas e fazer trimestralmente suas inscrições, de preferência em diálogo com seus orientadores, pelo SIGA (https://portal.ufrj.br/). A matrícula do(a) aluno(a) é automaticamente trancada caso não se inscreva em nenhuma disciplina em um trimestre. Quaisquer dúvidas o(a) estudante deve solicitar ajuda da secretaria.

2) SEMINÁRIO ANUAL DO NIDES – É obrigatória a participação do(a) aluno(a), no seu primeiro ano de curso, no seminário anual do NIDES, que costuma ocorrer em dezembro,  apresentando seu projeto de mestrado.

3) CV LATTES – É obrigatória a inscrição e manutenção do Currículo Lattes do(a) aluno(a), com registro de sua produção acadêmica sempre atualizados

4) QUALIFICAÇÃO - Ao final do quinto trimestre os(as) alunos(as) devem qualificar, e para isso, desde o final do quarto trimestre devem dialogar com seus orientadores, para definir a banca e informar a secretaria sobre a data de qualificação, preenchendo e enviando o formulário Proposta-de-Banca.doc

5) DISSERTAÇÃO – Ao final do curso, no prazo de até 30 dias após a defesa, é obrigatória a entrega da seguinte documentação à Secretaria do PPGTDS: 1 cópia da dissertação impressa e encadernada em capa dura; envio da versão da dissertação em arquivo PDF por email para a secretaria, bem como todos os itens do documento a seguir: PPGTDS Regras apos defesa de dissertação (O aluno não estará habilitado à Defesa de Trabalho de Conclusão de Mestrado enquanto não atingir o coeficiente de rendimento acumulado mínimo exigido de B ou 2,0).

BANCAS e DEFESA DE DISSERTAÇÃO Os alunos deverão se submeter às bancas de qualificação e defesa de dissertação conforme as composições e prazos a seguir. a) Qualificação de dissertação: banca composta por 3 professores doutores (sendo um professor orientador), ao final do quinto trimestre do curso. b) Defesa de dissertação: banca composta por 4 professores doutores (sendo um professor orientador, um professor do PPGTDS e pelo menos um professor externo ao PPGTDS), e mais dois suplentes (sendo um professor do PPGTDS e outro externo), ao final do oitavo trimestre do curso. c) Entrega de documentos após defesa de dissertação – PPGTDS Regras apos defesa de dissertação. Observação: A eventual extensão do prazo de defesa de tese é regida pelo Regulamento do PPGTDS (Art. 19) e Resolução CEPG 01/2006. Para pedido de prorrogação de prazos de defesa, ver PPGTDS Formulário para pedir prorrogação de prazo de defesa.

Outras dúvidas

SECRETARIA