Heloísa Teixeira Firmo

  

Graduada em 1984 em Engenharia Civil/Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado (1994) e doutorado (2001) em Planejamento Energético pela COPPE /UFRJ.

Tenho três filhos, sendo o primeiro nascido em 1990, o segundo gerado durante o mestrado e a caçula no doutorado.

Iniciei a carreira acadêmica em 2005, como professora do departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica da UFRJ, para alunos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Desde então, ministro disciplinas de Aproveitamentos Hidrelétricos e Gestão de Recursos Hídricos. Coordenei o curso de Graduação em Engenharia Ambiental de 2013 a 2016. Fui eleita paraninfa ou homenageada dos formandos da Ambiental mais de 8 vezes desde 2014. Orientei dezenas de projetos de graduação e monografias em assuntos ligados a Meio Ambiente.

Tenho atuação nos seguintes temas de pesquisa: gestão de recursos hídricos, modelos matemáticos, energia, engenharia hidráulica, agroecologia, gestão de resíduos e tecnologias sociais.

Desde 2009 coordeno o programa de Extensão MUDA (Mutirão de Agroecologia), onde se destacam as linhas de ação: aproximação consumidor produtor, tecnologias sociais em comunidades, saneamento ambiental, educação ambiental e gestão de sistemas agroflorestais, dentre outras atividades.

Desde 2016 sou professora do PPGTDS onde oriento dissertações em meus temas de interesse de pesquisa e leciono as disciplinas Tecnologia Social em Alimentos e Gestão da Água. Em 2018, fui eleita vice-diretora do NIDES.

 

 

Ultima alteração em: 19/02/2019

      PPGTDS HeloisaTeixeiraFirmo

 

 Linha: Tecnologia Social

 Entrada no PPGTDS: 2016

 Programa: MUDA

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.      Website pessoal     Currículo Lattes    Rede Social Acadêmica

            100 anos ufrj                                     logo e sic

O conteúdo do site é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0) da Creative Commons.

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ