Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

A APLICAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO HUMANO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA.

Uma pesquisa-ação na Escola Municipal Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro.

Lynna Toni Fuly

Resumo:

A busca por recursos didáticos diversificados para o ensino tem se tornado uma prioridade na educação. Reconhece-se que, para um ensino verdadeiramente eficaz e significativo, é imprescindível explorar e experimentar novas abordagens visando aprimorar o aprendizado dos alunos. Diante disso, a utilização de jogos emerge como uma estratégia pedagógica promissora. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho foi investigar a aplicação de um jogo de tabuleiro humano para abordar os conceitos da disciplina de Ciências associado a temática transversal da Educação Ambiental Crítica em uma escola na cidade do Rio de Janeiro. A abordagem, centrada na pesquisa-ação, foi enriquecida pela participação ativa dos professores e alunos da Escola Municipal Pedro Ernesto, através da observação participante e de discussões em grupo. O jogo de tabuleiro humano é projetado com o objetivo de engajar os alunos em questões de Educação Ambiental Crítica, estimulando a reflexão, o diálogo e a ação em relação a problemas ambientais locais e globais. Durante o estudo a pesquisadora observa e documenta como o jogo é implementado na prática, quais são os impactos percebidos na compreensão e na atitude em relação à Educação Ambiental. Os resultados da pesquisa revelam percepções sobre a eficácia do jogo como uma ferramenta para promover a Educação Ambiental Crítica, identificando aspectos positivos e desafios encontrados durante a implementação. Além disso, o estudo contribui para o desenvolvimento de estratégias e práticas educacionais que possam ser utilizadas para abordar questões ambientais de forma mais participativa e engajadora. Em suma, a pesquisa investiga o potencial do jogo de tabuleiro humano como uma abordagem inovadora para assuntos ligados ao tema, oferecendo uma bagagem epistemológica para educadores, pesquisadores, formuladores de política pública interessados em promover uma consciência ambiental mais ativa e responsável entre os educandos. Durante os meses de pesquisa junto às turmas de 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, realizada no ambiente dinâmico da escola pública e envolvendo 85 alunos, o estudo revelou potencial transformador do jogo de tabuleiro humano como uma ferramenta educativa inovadora. Esta abordagem emergiu como uma oportunidade valiosa para fomentar práticas educativas centradas no protagonismo infantil, permitindo uma aprendizagem mais contextualizada e significativa. Ao longo deste processo, os educandos se tornaram agentes ativos da construção do conhecimento, enriquecendo suas experiências educacionais de maneira notável.

Data e horário:  07/03/2024 – 10:30

Local:

Remoto: https://zoom.us/j/94216920093?pwd=b3N5TklKRTU5MWFtZnN1dFRSa2RVUT09

Heloisa Teixeira Firmo (orientadora)

Monica Pertel (coorientadora)

Ana Lucia Vendramini