Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

Sistemas de comercialização de produtos agroecológicos: Uma análise do percurso do projeto de extensão TICDEMOS

Cristina Marchiori Miranda

Resumo:

O presente trabalho relata experiências de assessoria técnica para o desenvolvimento de sistemas de comercialização eletrônica de produtos agroecológicos realizadas pelo projeto de extensão Tecnologias da Informação e Comunicação, Democracia e Movimentos Sociais (TICDEMOS) da Universidade Federal do Rio do Janeiro, entre os anos de 2018 e 2022, com foco nas assessorias realizadas a partir de uma Chamada Pública em 2021. Para isto, é utilizada a observação participante, além de pesquisas documentais e entrevistas com os desenvolvedores e organizadores das cestas agroecológicas. Nota-se que esses processos buscam subverter a forma hegemônica de desenvolvimento tecnológico, ocorrendo de forma participativa e compartilhada, com a utilização de softwares livres e a preocupação constante com o bem-estar dos trabalhadores, visibilização dos agricultores e, consequentemente, desalienação dos consumidores. É observado que os sistemas facilitam bastante o trabalho, inibem erros e economizam um tempo gasto em tarefas extremamente manuais, mas ao mesmo tempo podem ser de difícil apropriação pelos coletivos e aceitação pelos consumidores. Além disso, constata-se a importância de as iniciativas terem sua cesta bem consolidada, com uma demanda que justifique a utilização de um site para este fim. As assessorias se mostram, ainda, de grande importância na formação das estudantes da área tecnológica que, por meio da extensão, ampliam sua visão de concepção de tecnologias, e aprendem, na prática, como ela pode se dar num contexto em que o ser humano e a natureza, e não o lucro, são colocados no centro.

Data e horário: 18/12/2023 – 8h00m

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Sala ABC 112 (híbrida com link: https://meet.google.com/urc-exko-jca)

Celso Alexandre Souza de Alvear (orientador) - NIDES/UFRJ

Camila Rolim Laricchia - Macaé/UFRJ