Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

ANÁLISE NEUROEDUCATIVA DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA DISLÉXICOS ADULTOS DE VIDA ACADÊMICA ATIVA

Rose Lane Loureiro Gadelha de Azedias

Resumo: A dislexia é um distúrbio de aprendizagem nas áreas de leitura, de escrita e de soletração e cerca de 10% da população brasileira tem esse transtorno. Essa dificuldade está presente na vida acadêmica adulta, e hoje se enxerga nas Universidades. Através de políticas públicas promove-se a garantia da não evasão e assim torna-se possível concluir o ensino superior. Neste sentido, o objetivo da presente pesquisa é o de traçar qual e quais são as necessidades para a construção de recursos de tecnologia assistiva que possam servir como meios auxiliares para tornar mais eficientes as atividades de leitura e de escrita. Esta ação permitirá que se viabilize uma formação que vise a discussão sobre recursos de comunicação menos penosos para as pessoas com dislexia. Por meio das respostas dadas a um questionário, será possível averiguar as funcionalidades de aprendizado predominantes entre os respondentes, cujas dificuldades e estratégias para contorná-las variam de indivíduo para indivíduo. A maioria dos participantes são estudantes universitários e apresentam um déficit de atenção na leitura e perde a sequência de leitura em textos longos.  Após analisar as respostas, os estudantes declararam lançar mão de uma grande diversidade de estratégias para escrever e ler apropriar-se de recursos tecnológicos dentre outras possibilidades. Ademais, buscou-se avaliar o potencial assistivo atribuído por eles a diversas ferramentas de suporte e opções, voltadas para questões funcionais de atenção, memória, organização e viso motores. Apesar da riqueza dos resultados obtidos, considera-se que o principal produto desta pesquisa foi o estabelecimento de eixos condutores para futuras pesquisas e para a obtenção se um despertar para uma análise mais funcional do aprendizado em relação à Tecnologia Assistiva para Educação.

Palavras-Chave: Dislexia, Tecnologia Assistiva, Acessibilidade.

Data e horário: Dia 25 de Fevereiro de 2021, às 17:00.

Local: https://meet.google.com/bzd-tjqa-nmm

Prof. Dr. Celso Alexandre Souza de Alvear (orientador)

Prof. Dr. Paulo Cezar Maia – NIDES/UFRJ

Prof. Dr. José Antonio dos Santos Borges