defesa2019

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: INDICADORES PARA AVALIAR SEU IMPACTO NA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Denise Cunha Dantas

Resumo: O objetivo deste trabalho é propor indicadores para avaliação da quinta diretriz, impacto na transformação social, de Projetos de Extensão. Pretende contribuir para a análise dos Projetos de Extensão Universitária quanto a sua eficácia no fortalecimento do diálogo entre a Academia e a Comunidade externa à Universidade nos aspectos de transformação para a ação de grupos sociais menos favorecidos e excluídos. Para isso analisamos três projetos da UFRJ estabelecendo os indicadores para suas avaliações. Como propósito geral, analisar metodologias e princípios que possam ser desenvolvidos na prática, para que possam servir de subsídios a possíveis ações de intervenção pedagógica por parte de quem faz extensão atendendo a avaliação dos indicadores dialogicidade e participação. Assim como, na avaliação da efetividade da diretriz “Impacto na Transformação Social”, analisar a emancipação de dada comunidade ou grupo, apresentado como público alvo. Para buscar respostas para as perguntas apresentadas e para ampliar a visão da pesquisadora sobre o assunto do trabalho, optou-se por realizar uma pesquisa social participante. A observação se fez a partir da inclusão da pesquisadora nas atividades dos projetos estudados de forma a preservar sua participação e troca no campo com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento e o planejamento de futuras ações. Desde essa observação, os quadros da vida dos participantes foram vistos, sentidos, descritos, reconstruídos e apresentados à interpretação.

Data e horário: 29/10/2019 - 09h

Local: Centro de Tecnologia - C208