defesa

Percursos de formação e percepção estética na arte-educação de jovens e adultos vinculados aos aspectos críticos de leitura da realidade

Fátima Regina Souza da Silva Bezerra

Resumo: Constituída em torno da Educação de Jovens e Adultos e da fotografia, esta pesquisa consiste em uma reflexão sobre o poder da imagem e da percepção estética como canais de conhecimento, favorecendo formas singulares de vinculação aos aspectos críticos de leitura da realidade. Ela propõe-se a investigar a estética fotográfica dos educandos enquanto possibilidade de percepção crítica da realidade pelo ensino da Arte. A utilização da imagem fotográfica obtida a partir dos smartphones dos estudantes justifica-se pela inserção da arte contemporânea no planejamento de ensino, um conteúdo importante, porém ausente das salas de aula. As ações pedagógicas foram estruturadas com base em um projeto educativo que se iniciou a partir de uma roda de conversa em sala de aula com os sujeitos da prática pedagógica visando averiguar seus conhecimentos prévios e interesses pela área da Arte. Estes últimos nortearam as atividades realizadas para a confecção do material didático complementar à disciplina de Arte. A implementação do projeto educativo ocorreu durante as aulas, com os alunos frequentes nas duas turmas de Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, em um Centro Integrado de Educação Pública, na cidade do Rio de Janeiro, onde a autora atuou conjuntamente como pesquisadora e professora. Walter Benjamin embasa o pensamento fotográfico; Ana Mae Barbosa, a Arte-Educação, Dermerval Saviani, a concepção progressista de educação e Vigotski, a estética na pedagogia.

Data e horário: 09 de novembro de 2018, 15:00

Local: Centro de Tecnologia - sala H322.

- Prof.ª Dr.ª Priscila Matsunaga  (Orientadora - NIDES/LE/UFRJ)

- Prof. Dr. Antônio Cláudio Goméz de Sousa (Orientador - NIDES/LIpE/UFRJ)

- Prof. Dr. Paulo Cézar Maia - (NIDES/LE/UFRJ)

- Prof. Dr. Protásio Dutra Martins Filho - (NIDES/POLI/UFRJ)