defesa

Proposta de Ensino interdisciplinar orientada ao desenvolvimento da consciência crítica

Andrea Medina de Sena Torres

Resumo: A presente dissertação avalia a formulação e a implementação de uma proposta interdisciplinar de ensino fundamentada nos princípios pedagógicos de Paulo Freire(1996) para o desenvolvimento da consciência crítica. Seuselementos norteadores são a dialogicidade, a validação das falas dos(as) estudantes e a determinação do ato de perguntar para a promoção da critiquização da curiosidade. Na ação interdisciplinar entre História e Biologia essas disciplinas são indagadas da manutenção de seus conteúdos coercivos e questionadas na construção da consciência histórica como sinônimo de consciência crítica, ressaltando a matriz etnocêntrica na base da formação da identidade pessoal e coletiva (RÜSEN, 2012)Em troca,esta proposta de ensinotraz aos(às) estudantes a reflexão sobre o lugar social das narrativas históricas na Ciência, como estímuloasuperação de tais elementos culturalmente introjetados. Ao finaleste estudo avaliase através desta proposta de ensino, aplicada em uma escola pública estadual do Rio de Janeiro, pôde apontar ao desenvolvimento da curiosidade crítica.

Data e horário: Dia 26 de setembro de 2018, às 09:00.

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco H, Auditório da H-219-A

Antônio Cláudio Gómez de Sousa – Doutor – UFRJ/RJ