qualificacao

Análise da Tecnologia de gestão para implementação e aplicação da Lei 10.639/2003 no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Priscila Rodrigues de Almeida Bourguignon

Esta pesquisa tem como objetivo analisar, através da tecnologia de gestão, como o curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, que é considerado centro de ensino por excelência, implementou nos seus pilares pesquisa, ensino e extensão, a Lei Federal 10.639/2003 que rege sobre o currículo do sistema educacional brasileiro. Além disso, como o curso diploma graduandos e pós-graduando para atuarem na educação básica, pois compreende-se que a Educação Física e a escola estão aproximados de um projeto societário hegemônico, eurocêntrico e ainda possibilita estar articulado as propostas pedagógicas de caráter tecnicista, esportivista. Essa pesquisa torna-se relevante por estarmos em um ano emblemático, em que se comemora 130 anos da abolição e 15 anos que essa lei reparadora está em vigor.  Na metodologia será um estudo de caso (YIN, 2005) qualitativo, com abordagem exploratória com a finalidade de proporcionar à investigação de fenômenos contemporâneos, dentro de um contexto de relações de poder e disputas políticas por narrativas. Delimita-se a pesquisa a um único caso que será o curso de licencia em Educação Física da UFRJ dentro de um recorte temporal, entre os anos 2000 e 2013. Haverá uma triangulação entre dois métodos intitulados por Yin (2005) de descritivo-histórica e análise. Para a coleta de dados, realizaremos entrevistas presenciais e individuais através de roteiro de informante-chave com professores, chefes de departamento e coordenadores de curso. Além disso, teremos um levantamento documental dessa instituição como: Projeto Político Pedagógico (PPP), currículos e regimento da instituição. Para análise e interpretação de dados, aplicaremos as prescrições da Lei Nº 10.639/2003; o (Parecer CNE/CP Nº 003/2004 e a Resolução CNE/CP Nº 01/2004 e sobre a formação de professores de Educação Física (Parecer CNE/CES Nº 0058/2004 e a Resolução CNE/ CES Nº 07/2004).

Palavras-chave: tecnologia de gestão; formação docente em Educação Física; relações raciais; currículo; políticas públicas educacionai.

Data/horário: 12 de julho as 10h

Local: Sala ABC112 (Próximo ao Banco Itaú e ao Restaurante Universitário), Centro de Tecnologia, UFRJ.

Prof. Dr. Sidney Lianza (orientador) NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Paulo Peres (orientador) EEFD/UFRJ