defesa

SISTEMATIZAÇÃO CRÍTICA DA PRÁXIS DA PAPESCA ENTRE 2012 E 2018 NO CANTO DE ITAIPU SOB A PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES DE PODER

Resumo: Desde novembro de 2012, o Programa de Pesquisa-Ação na Cadeia Produtiva da Pesca Artesanal (PAPESCA), programa de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem contribuído para o empoderamento de pescadores artesanais, bem como da população tradicional e não tradicional que se reproduz socialmente no território do Canto de Itaipu, Niterói. Nesta dissertação, adotando referenciais teórico-metodológicos da sistematização crítica, da pesquisa qualitativa e da dialogicidade, buscamos compreender a práxis da PAPESCA desde a sua chegada ao Canto de Itaipu até o ano de 2018, tomando como preocupação as relações de poder que emanaram desta inserção. Em um contexto marcado por relações intracomunitárias fortes, pela existência de um considerável número de parcerias com organizações externas e pela inserção de uma reserva extrativista marinha, a PAPESCA conseguiu construir laços de confiança que lhe permitiram propor, negociar e executar um conjunto de atividades educativas. Deste processo, avaliamos que se iniciou a formação de um coletivo que foi capaz de enfrentar, por curto espaço de tempo, as relações de poder estabelecidas localmente no território. Este processo chama a atenção pela sua intensidade e comprometimento dos participantes que se encontravam semanalmente para discutir o andamento das atividades. Olhando para dentro, notamos que a PAPESCA manteve sua história de fortalecer a participação e a autonomia estudantil através de uma práxis que efetivamente integra ensino, pesquisa e extensão. Os estudantes de graduação e pós-graduação que passaram pela PAPESCA demonstraram protagonismo em diversas ações que foram, como dito, negociadas com os atores locais do Canto de Itaipu. Ademais, no campo científica, a PAPESCA reforça uma posição contra hegemônica na produção de conhecimento e no ensino da engenharia, que adota como princípios solidariedade, alteridade, cidadania, transparência, do respeito à diversidade cultural e ao meio ambiente e tem como pressuposto uma visão crítica da ciência e da tecnologia.

Data e horário: 09 de julho de 2018, 14:00

Local: Sala 208, Bloco C, Centro de Tecnologia

- Prof. Dr. Sidney Lianza (Orientador – NIDES/UFRJ)

- Prof.ª Dr.ª Vera de Fátima Maciel Lopes (UNESA)