Defesas mestrado PPGTDS 2018

O ENSINO DO ESPORTE E A RACIONALIDADE TÉCNICA NA CONTEMPORANEIDADE: POSSIBILIDADES E LIMITES

Tiago Quaresma Costa

O presente trabalho de pesquisa teve como principal questão de investigação a racionalidade técnica e sua forma de manifestação no esporte. Para isso, partimos da questão da técnica como aspecto que assume uma potente presença nas sociedades capitalistas, sobretudo, nas formas como se dá a produção. Considerando que as sociedades capitalistas possuem um tipo de racionalidade própria que demarca as formas como as sociabilidades humanas se dão e que essa racionalidade tende a se espalhar pela sociedade, compreendemos que produz e sofre, ao mesmo tempo, as influências desta racionalidade, absorvendo traços característicos dela. A racionalidade técnica tende, assim, a proliferar-se de tal forma que gera uma sociedade unidimensional cujo produto desta sociedade é o próprio homem de características unidimensionais. Os elementos da cultura, como é o caso do esporte e da educação, podem sofrer a influência desta unidimensionalidade, resultando em uma formação unilateral. Desta forma, pretendeu-se nesse trabalho captar as expressões desta unidimensionalidade em alunos dos anos finais do ensino fundamental, buscando entender, assim, como se manifesta o pensamento unidimensional-positivo em relação ao esporte. Como contraponto a essas expressões, foi utilizada uma Matriz Metodológica Crítica, de corte crítico-dialético, em 10 aulas, após as quais tentamos captar a expressão da tensão entre as concepções de mundo unidimensional-positiva e dialético-negativa por meio da perspectiva de esporte de alunos do 2° segmento do ensino fundamental.

Palavras-chave: Racionalidade Técnica, Técnica e Esporte.

DATA: 19/06/2018 HORÁRIO: 15:00 hrs
LOCAL: Sala H-227 – Centro de Tecnologia (CT) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BANCA EXAMINADORA:
Orientador: Prof. Dr. André Malina - UFRJ/PPGTDS