Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

FANFICTION NA ESCOLA: SISTEMATIZANDO A CRIAÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA, EDUCAÇÃO E TRABALHO

Eloá Gaspar Barreto

Resumo:

Com o intuito de melhorar as práticas de trabalho e multiletramentos do projeto educacional Fanfiction na Escola, o tornando mais adequado e transformador em suas ações nos mais diversos espaços educacionais e culturais, iniciou-se a sistematização de experiência do processo de criação e recriação do projeto desde 2019, ano do seu surgimento, até o dia 30 de junho de 2023, buscando através da educação dialógica e problematizadora segundo Paulo Freire (1987) e de um viés politécnico a partir das contribuições de Dermeval Saviani (1989), compreender as ações do Fanfiction na Escola, com foco em suas estratégias, ferramentas e potencialidades. Durante o processo de sistematização foi possível identificar que o Fanfiction na Escola tem o trabalho de produção de textos e imagens como princípio educativo, encontrando nas fanfics e outras produções de fã suas principais ferramentas de atuação, reconhecendo estas como transcriação a partir das reflexões de Campos (2006) e propícias ao uso da estratégia de cena modelo como gatilho criativo. Ademais, o processo de sistematização possibilitou a adoção da metodologia de projetos, a partir de uma apropriação crítica explicitada por Bemvindo (2018), e a inserção do projeto em programas de extensão universitária, incorporando a extensão as características centrais do Fanfiction na Escola. Ao fim da sistematização, guiada pelas orientações de Oscar Jara Holliday (2006), a pesquisa resultou na construção do documento de estruturação do projeto, com o objetivo de fomentar a execução desta ação que visa o desenvolvimento social a partir do trabalho de construção de produtos culturais assumidamente advindos de outros produtos já existentes e que são objeto de admiração e desejo de seus educandos-educadores.

Data e horário:  05/02/2024 – 14:00

Local: https://meet.google.com/yfx-dwgm-tgb

Paulo Cezar Maia (Orientador) - Titulação: UFRJ (videoconferência)

Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires – Titulação: USP (videoconferência)