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Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

  

 

Memórias e Cultura do Carimbó do Pará na Guanabara: diálogos com Grupo Mayaná para Amazonizar a Formação Politécnica

 

Artur Lorran Corrêa Pinheiro

 

 

Resumo: Esta dissertação tem como objetivo contribuir com as compreensões do termo Amazonizar e com as análises críticas através da aproximação das Temáticas Amazônicas no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e no Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES). A proposta foi encaminhada na linha de pesquisa Trabalho e Formação Politécnica e coordenada no Grupo de Educação Multimídia (GEM), tendo ótica participativa e colaborativa na intenção de envolver Saberes Populares da Amazônia, através da curadoria da Memória e Cultura do Carimbó do Pará no Rio de Janeiro. No trabalho são apresentadas Sistematizações de Experiências ao navegar pelas práticas de Pesquisa-Ensino-Extensão na Guanabara a partir da entrevista com Mestras e Mestres da Cultura Popular do Carimbó, durante o encontro do X Fórum Social Pan Amazônico (FOSPA) em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém do Pará, resultando em Oficinas Educativas e Produtos Audiovisuais para a construção de Conteúdo Interdisciplinar e Multimídia, entrelaçando os Estudos Amazônicos e Pensamento Acadêmico-Científico-Popular para o Desenvolvimento Social e Ambiental.

 

Data e horário: Dia 14 de abril de 2025, às 9:00h

 

Local: https://meet.google.com/abp-tevd-psy

 

Banca:

Paulo Cezar Maia (orientador) – NIDES/UFRJ

Prof. Doutor Alexandre Palma da Silva – NIDES/UFRJ

Prof. Doutor Celso Garcia de Araújo Ramalho – Escola de Música da UFRJ

Profa. Doutora Eleonora Ziller Camenietzki - Faculdade de Letras da UFRJ

 

 

 

 

 

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A Lavanderia Comunitária do Borel e o debate sobre racismo ambiental e lutas comunitárias em contextos urbanos

 

Ester Oliveira Bayerl

 

 

Resumo:

As favelas no Rio de Janeiro possuem uma história importante que resulta, principalmente, do esforço e protagonismo de seus moradores. A vida nas favelas é cercada de muita inteligência, sabedoria, estratégia e de movimentos que garantem soluções para as moradias populares e para o acesso a direitos e serviços voltados ao bem viver dos sujeitos. O que é proposto pelos moradores chega à favela de forma mais rápida e eficiente e já nasce de uma organização coletiva, mobilizando diferentes atores sociais e os engajando em lutas que oportunizam o acesso para todos. Dessa forma, a Lavanderia Comunitária, é apresentada como uma construção social, idealizada por uma liderança comunitária do Morro do Borel e voltada ao atendimento de cerca de cem mulheres chefes de família, o que representa uma demanda de quase ⅓ de moradores da subcomunidade Indiana, pelo acesso à água limpa e tratada, um direito universal garantido pela constituição, mas esquecido durante o processo de ocupação das favelas no início do século XX. O mergulho na história da Lavanderia Comunitária do Borel traz luz a importantes reflexões relacionadas às favelas enquanto continuidade dos quilombos urbanos e enquanto espaços que revelam a ausência do poder público e a constituição de um racismo ambiental que por décadas estruturou narrativas que justificavam e fortaleciam argumentos segregadores, que classificavam os moradores como “ilegais” em seus territórios de vida. Através da história da moradora Ana Márcia, liderança comunitária, nascida e criada no Morro do Borel, este trabalho apresenta um potente estudo, baseado em metodologias como história de vida, etnografia e pesquisa a dados secundários, que apresentam uma narrativa popular sobre como que os moradores de favelas protagonizam o bem viver em seus espaços de moradia, com percepções que ajustam a linha do tempo dessas lutas para a compreensão sobre a ausência de políticas públicas e para o entendimento de que os moradores de favelas não são sujeitos passivos de direitos, mas sim, demandantes.

 

Data e horário: Dia 10 de abril de 2025, às 16:00h

 

Local: https://meet.google.com/okv-wfyn-mdm

 

Banca:

Fernanda Santos Araujo (NIDES/UFRJ) - orientadora

Sandra Rufino Santos (NIDES/UFRJ)

Carlos Alexandre Rodrigues Pereira (NIDES/UFRJ)

Marianna Fernandes Moreira (PPGEO/UERJ)

 

 

 

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O BANCO ARARIBÓIA COMO FERRAMENTA NA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS

 

Ana Caroline Barros Nominato de Oliveira

 

 

Resumo:

Esta dissertação tem como problema de pesquisa a caracterização do papel do Banco Araribóia como ferramenta na efetivação dos direitos sociais, com foco na economia de Niterói, Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, que busca levantar questões de pesquisa e identificar lacunas metodológicas na integração do Banco Araribóia no programa de economia solidária do município. A investigação visa entender em que medida essa instituição pode ser considerada um instrumento de inclusão social e de fortalecimento da economia local. Foi realizada uma revisão da literatura sobre os conceitos de bancos comunitários de desenvolvimento (BCDs), economia solidária, e moedas sociais. Além disso, a pesquisa incluiu análise documental e entrevistas com atores-chave, permitindo examinar o impacto da implementação da moeda social Araribóia e as estratégias de inclusão econômica voltadas para populações vulneráveis. O Banco Araribóia foi analisado dentro do contexto das políticas públicas emergentes da pandemia da COVID-19, formalizado pela Lei nº 3.621 de 2021, que instituiu a moeda social como um dos eixos de resposta aos desafios socioeconômicos enfrentados pela cidade. Entre os resultados obtidos, destaca-se que o Banco Araribóia vai além de um simples programa de transferência de renda. O banco promove o fortalecimento da economia local através da circulação da moeda social, incentivando o microcrédito e o consumo em estabelecimentos de pequeno porte, o que contribui para a dinamização do comércio local. Contudo, foi identificada uma contradição entre a definição oficial da Moeda Araribóia e seu potencial mais amplo como instrumento de desenvolvimento econômico e social, como sugerido pela legislação municipal. Isso levanta questões sobre como aprimorar a implementação e garantir que o banco alcance seu potencial máximo. Por fim, conclui-se que o Banco Araribóia exemplifica o potencial das iniciativas de economia solidária na promoção dos direitos sociais e no desenvolvimento sustentável de comunidades economicamente vulneráveis. No entanto, a pesquisa sugere que, para maximizar o impacto da instituição, uma abordagem mais colaborativa e integrada deve ser adotada, envolvendo diversos atores sociais e governamentais. As estratégias e os desafios identificados neste estudo podem ser utilizados para orientar a reprodução de iniciativas similares em outras regiões do Brasil, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

 

Data e horário: 07/04/2025 – 10:00

 

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco A, Sala ABC 112, sala do Soltec

 

Banca:

Flavio Chedid Henriques (orientador) – NIDES/UFRJ

Daniela Juliano Silva (coorientadora) – UFF

Luciana Lago – NIDES/UFRJ

Elaine Sigette – UFF

Luiz Arthur Silva de Faria – PESC/COPPE/UFRJ

 

 

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GESTÃO PARTICIPATIVA E O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO NA UNIVERSIDADE PELA PERSPECTIVA DA TECNOLOGIA SOCIAL: TRITURADORA DE MANDIOCA NO LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE TECNOLOGIA SOCIAL UFRJ MACAÉ

 

Rodrigo Caride Gomes

 

 

Resumo:

Este trabalho investiga a gestão participativa no desenvolvimento de produtos através de um projeto de extensão universitária, tendo como estudo de caso a concepção e aprimoramento de uma trituradora de mandioca no Laboratório Interdisciplinar de Tecnologia Social (LITS/Macaé) da UFRJ. A pesquisa analisou como a interação entre estudantes, professores e assentados do PDS Osvaldo de Oliveira influenciou as decisões técnicas e metodológicas do projeto, considerando os princípios da tecnologia social. A partir de uma abordagem qualitativa, baseada em entrevistas, registros de reuniões e a observação participante, são discutidos os desafios e potencialidades da co-construção de tecnologias voltadas para demandas comunitárias.

 

Data e horário: Dia 10 de abril de 2025, às 9:00h

 

Local: Sala ABC112, Centro de Tecnologia

 

Banca:

Felipe Addor - PPGTDS (orientador)

Camila Rolim Laricchia - PPGTDS

Flávio Chedid Henriques - PPGTDS

Luciana Corrêa do Lago - PPGTDS

Mauricio Aguilar Nepomuceno de Oliveira - UFRJ/Macaé

 

 

 

 

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 O ENSINO DA DISCIPLINA ELETIVA ECONOMIA SOLIDÁRIA NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NA AMAZÔNIA

 

Géssica Rafaela Guimarães Nunes

 

 

Resumo:

A pesquisa intitulada “O ensino da Disciplina Economia Solidária no Curso de Ciências Contábeis em uma universidade Pública na Amazônia” tem por objetivo compreender as contribuições da disciplina de Economia solidária na formação dos estudantes para atuarem em empreendimentos econômicos solidários ou na assessoria a esses empreendimentos, ou na formulação e execução de políticas públicas nesse campo. A investigação terá como universo o curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural da Amazônia, campus Tomé Açu-PA. A metodologia da qualitativa e de natureza bibliográfica e documental. A pesquisa se sustenta na discussão sobre o papel da disciplina de Economia solidária, assim como para discussão sobre a necessidade de formar profissionais com um conhecimento mais abrangente e multidisciplinar, conhecer as Diretrizes curriculares nacionais voltadas para os cursos de ciências Contábeis e o projeto pedagógico do curso.

 

Data e horário: 14/03/2025 – 14:00

 

Local: https://meet.google.com/sne-vjxx-dje

 

Banca:

Prof. Dra. Fernanda Santos Araújo (orientadora) – NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Flávio Chedid Henriques- NIDES/UFRJ

Prof. Dra. Sandra Rufino – NIDES/UFRJ

Prof. Dra. Bruna Mendes de Vasconcellos - Universidade Federal do ABC

 

 

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