ENEDS2015O Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (ENEDS) nasceu em 2004 da iniciativa de estudantes e professores do Núcleo de Solidariedade Técnica – SOLTEC/UFRJ. Os quatro primeiros encontros foram organizados pelo SOLTEC e aconteceram na UFRJ: http://www.soltec.poli.ufrj.br/eneds/index.htm . A partir do V ENEDS, o evento começou a circular pelo Brasil e mais informações podem ser encontradas em www.eneds.org.br.

Sobre as quatro primeiras edições:

EEDS

O Encontro “Engenharia e Desenvolvimento Social – elaboração, monitoramento e avaliação de projetos solidários” foi realizado nos dias 13 e 14 de maio de 2004, no Auditório André Rebouças, sala D-220, Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O Evento fez parte da comemoração dos 130 anos da Escola Politécnica e buscou: promover o debate sobre o papel do engenheiro no desenvolvimento nacional; propiciar o intercâmbio entre as experiências de projetos de engenharia em programas de geração de emprego e renda e promoção dos direitos humanos; fomentar a discussão sobre metodologias e ferramentas na elaboração, monitoramento e avaliação de projetos; e explicitar o papel desses projetos na formação do engenheiro, na dimensão de ensino, pesquisa e extensão da Universidade.

II ENEDS

O II Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social foi realizado nos dias 16 e 17 de novembro de 2005, no Auditório do bloco A, Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O evento buscou promover o debate sobre o papel do engenheiro no desenvolvimento nacional; propiciar o intercâmbio entre as experiências de projetos de engenharia em programas de geração de emprego e renda e promoção dos direitos humanos; fomentar a discussão sobre metodologias e ferramentas na elaboração, monitoramento e avaliação de projetos; e explicitar o papel desses projetos na formação do engenheiro, na dimensão de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. No primeiro dia do evento, foi lançado o livro “Tecnologia e Desenvolvimento Social e Solidário”, baseado nas discussões do primeiro encontro.

III ENEDS

O terceiro encontro, realizado no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2006, teve como foco temático “A Tecnologia na Geração de Trabalho e Renda no Brasil” e contou com grande participação de estudantes, professores, membros de ONGs e lideranças comunitárias.

IV ENEDS

A quarta edição foi realizada nos dias 3 e 4 de setembro de 2007, ainda na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O tema desse ano foi “Outra Universidade, outra economia”, e contou com a presença do professor Paul Singer. O encontro debateu a educação superior no Brasil e as várias reformas propostas na época, como a Universidade Nova e o REUNI. O objetivo foi discutir como a universidade poderia contribuir para outra economia, menos individualista, menos exploradora, mais humana, mais social e mais solidária.

ENEDS2015 Plenaria