Celso Alexandre Souza de Alvear

Me formei em Engenharia Eletrônica e de Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Fiz mestrado (2008) e doutorado (2014) em Engenharia de Produção pelo Programa de Engenharia de Produção (PEP) da COPPE/UFRJ (2018).

Fui Professor Visitante (Visiting Scholar) no CSTMS em UC Berkeley de Junho a Novembro de 2017.

Sou Analista de Tecnologia da Informação da UFRJ e Pesquisador-Extensionista do Núcleo de Solidariedade Técnica (Soltec/UFRJ), tendo exercido o cargo de coordenador geral do Núcleo no ano de 2012, e vice em 2013. Coordeno o projeto de extensão e pesquisa Tecnologias da Informação, Democracia e Movimentos Sociais (TIFS) no Soltec.

Em 2014 me tornei professor colaborador do DEL/POLI/UFRJ, sendo responsável pela disciplina Software Livre e Metodologias Participativas e a partir de 2016 integrei o corpo de professores permanentes do mestrado em Tecnologia para o Desenvolvimento Social do PPGTDS/NIDES/CT, sendo responsável pela disciplina Teoria Crítica da Tecnologia.

Fiz parte do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (Esocite.BR) por seis anos.

No NIDES fui Diretor de Comunicação, Diretor de Extensão, Diretor de Ensino do NIDES e, por fim, fui coordenador do PPGTDS por três anos.

Entre minhas áreas de conhecimento/pesquisa/extensão, estão: Teoria Crítica da Tecnologia, Engenharias Engajadas e Engenharia Popular, Metodologias Participativas, Software Livre, Métodos Ágeis, Design Participativo, Economia Solidária e Desenvolvimento Local.

Por fim, me formei na Escola de Musica Villa Lobos em saxofone, fiz curso de escalada no CEB, fiz natação por muitos anos, participando de maratonas aquáticas, ou seja, faço um pouco de tudo, e tudo mal feito ;) . Mas desde que Sofia nasceu em 2012, me tornei pai em dedicação excluisiva, e isso espero fazer bem!

Ultima alteração em: 05/07/2022

CelsoAlvear

Linha: Tecnologia Social

Entrada no PPGTDS: 2016