Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

O IMPACTO DO DESENVOLVIMENTO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO AMBIENTE LABORAL DOS SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO INSTITUTO DE FÍSICA DA UFRJ

ALLAN DA SILVA MAIA

Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso fora desenvolvido no âmbito do Mestrado Programa de Pós-graduação de Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o seu objetivo consiste em discutir o processo de implementação dos sistemas eletrônicos de gestão dos variadas tarefas prestados pelos servidores do Instituto de Física na contemporaneidade e o impacto no cotidiano dos técnicos administrativos em educação (TAE) lotados nesta unidade da UFRJ. Buscou-se, neste trabalho, verificar os desdobramentos na vida laboral destes trabalhadores e as implicações para a categoria com o avanço da informatização dos serviços executados. Foi analisada, também, a política de capacitação realizada pela instituição, além de questionar as abordagens propostas pelos cursos oferecidos.

Data e horário: 18/10/ 2023 – 10:00 h

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco ABC, Sala 112