soltec

Encontre-nos

Endereço
Sala ABC112, ligação ABC (fundos do Bloco B), sala 112 (perto do Itaú), Centro de Tecnologia, Cidade Universitária
Rio de Janeiro, RJ

Telefone: +55 (21) 3938-7780

A seguir as disciplinas dadas por professores do SOLTEC na graduação (para mestrado, ver: http://nides.ufrj.br/index.php/disciplinas):

 

Gestão Participativa (4 créditos)

O objetivo da disciplina é promover um debate sobre a questão da participação em diferentes ambientes, trazendo conceitos, reflexões e experiências que auxiliem uma ampliação da compreensão sobre gestão participativa. Embora pretende trazer uma reflexão aberta e ampliada, a disciplina enfoca o debate sobre participação em três esferas: governamental, analisando a relação entre Estado e Sociedade e os espaços de participação política; no território, trazendo o debate sobre as formas de gestão de recursos naturais; em empreendimentos produtivos, refletindo as práticas de produção cooperativa e todo o movimento que promove essas experiências. Para cada eixo, temos alguns conceitos-chave: (1) Participação e gestão pública: Democracia Participativa; Democracia na América Latina. (2) Recursos de uso comum; Sistemas sócio ecológicos; Gestão compartilhada de sistemas sócio-ecológicos; (3) Economia solidária e social; Autogestão; Políticas Públicas; Empreendimentos sociais e Solidários; Redes; Empresas Recuperadas por Trabalhadores.

Horário: Quartas, das 10:00 as 13:00 (15 horas de atividades de campo por semestre)

Sala: H223A

Ementa: https://drive.google.com/open?id=0B24YqjKIOsIFWHNFX2pXLU9rX0lRYnlUZDZhNW5ycWRZODRF

Professor: Felipe Addor

 

Tecnologia Social (4 créditos) - (não está sendo dada em 2019/2)

O curso buscará promover uma reflexão sobre a relação entre o desenvolvimento tecnológico e a sociedade, discutindo a relação entre Ciência e Tecnologia e a Sociedade, e questionando a formação presente nas universidades públicas. A disciplina também apresentará experiências de desenvolvimento de soluções tecnológicas para questões sociais. Como temas: (1) Reflexão sobre nosso modelo de desenvolvimento tecnológico; (2) Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade; Teoria Crítica da Tecnologia; Não neutralidade da técnica; Técnica e divisão do trabalho. (3) O conceito de Tecnologia Social; Experiências práticas: fontes alternativas de energia; tecnologia da informação para fins sociais; tecnologia social no campo; tecnologia de alimentos. 

Horário: Quartas, das 14:00 as 17:00 (15 horas de atividades de campo por semestre)

Sala: H228

Ementa: https://drive.google.com/open?id=0B24YqjKIOsIFUlJoOU1ERHFfMUp1ZEowYWhPUF9nd3ZrMVZr

Professor: Felipe Addor

 

 

 

Outras:

 

Software Livre e Metodologias Participativas (4 créditos) - (não está sendo dada em 2019)

Disciplina Optativa de Escolha Condicionada ("específica") do curso de Engenharia Eletrônica e de Computação do 9o período e do curso de Ciência da Computação.

Horário: Terças e Quintas, das 15:00 as 17:00

Sala: H200G (laboratório)

Ementa: https://docs.google.com/document/d/1Zpe4JIAnhlfloeLzlSn7IAtREchwX85IXUF8hNDYnpU/edit?usp=sharing&authkey=CMPCqM8L

Grupo de email: https://groups.google.com/group/slmp

Professores: Celso Alexandre Alvear e Antônio Cláudio

 

            100 anos ufrj                                     logo e sic

O conteúdo do site é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0) da Creative Commons.

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ