Projeto2A Comunidade Machadinha, reconhecida como remanescente de quilombo, em 2006, pela Fundação Palmares, é composta de cinco grupamentos: Fazenda Machadinha, Sítio Boa Vista, Sitio Santa Luzia, Mutum e Bacurau. Ao todo são aproximadamente 300 famílias e um total de 983 habitantes. Atualmente, encontra-se com o processo de requerimento da titulação das terras, junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a prefeitura municipal de Quissamã/RJ, em andamento. 

Em 2019, o LITS se aproxima da Comunidade pela disciplina “Aprendizagem por projetos”. As primeiras atividades foram voltadas para conhecer as demandas da população. A baixa qualidade da água foi colocada como a principal demanda da Comunidade. Optamos, assim, por iniciar um projeto de análise da água dos cinco agrupamentos. 

Além do problema da água, o núcleo da Fazenda Machadinha tinha um sonho de uma horta comunitária. A horta coletiva no núcleo comunitário Fazenda Machadinha é um projeto da Associação de Remanescente de Quilombo Machadinha, situado na cidade de Quissamã, que teve início em 2019. A Fazenda Machadinha vivencia uma situação de Insegurança Alimentar e Nutricional, caracterizado pela indisponibilidade de acesso à vegetais frescos. O Laboratório Interdisciplinar de Tecnologia Social se une à Machadinha para a execução desse projeto. Muitas visitas e diálogo se desenvolveram até o projeto final junto a comunidade, para o melhor aproveitamento do espaço da futura horta como, o que seria plantado, métodos de hidratação e a organização estrutural do Quilombo para o trabalho realizado na horta. A horta consiste em mais de 1000m² de plantação das mais variadas leguminosas e verduras selecionadas em conjunto com a comunidade. Para suprir a demanda por irrigação, o LITS desenvolve um projeto para construção de um sistema de irrigação, com um poço artesiano e uma bomba eólica. O sistema deve suprir a necessidade da plantação nas épocas mais secas e as verduras serão direcionadas para consumo próprio da comunidade.

Clique aqui e veja nosso álbum de fotos!!!

            100 anos ufrj                                     logo e sic

O conteúdo do site é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0) da Creative Commons.

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ